Lugar inesquecível (reedição sim, os momentos exigem)

Só pode ser imaginação, Mas parece real.

Esta mania de escrever, querer imaginar!...

Os que conseguirem me ler poderão me entender

este amor que tenho desta minha terra adorada(...)

A viagem é intensa inexplicável, me sinto transportado de homem adulto no momento passo a ser um menino, 8, ou mais ou menos pouco mais de 10 anos. Eu estava num acampamento, ou melhor num agrupamento, milhares de pessoas, velhos moços, crianças, pessoas adoentadas, alguns dos mais fortes clamavam por vinganças, dali sairiam muitos terroristas que espalhariam mais horrores neste nosso mundo tão problemático. O clamor por vingança estava espelhado em cada rosto vibrantes de ódios: "--- Fomos expulsos de nossos lares, jogaram por terra todos os nossos ideais, maltrataram, até mataram nossos entes queridos, estamos jogados neste lamaçal. Nossos corpos maltratados como se fôssemos cães. Mas o pior é que fizeram com que nossas almas ficassem estraçalhadas. Tudo porque apenas uma minoria quisesse ficar no poder, se apoderar de nossas riquezas..."

Eu menino ainda, mas conseguia absorver os contratempos dos momentos. Geralmente os garotos conseguem enganar a mente com brincadeiras. um joguinho de bola aqui, outra brincadeira ali com outros garotos e assim o tempo passa quase que inexplicavelmente. Na medida que o tempo ia passando aquele lugar tornava-se terrível, o mal cheiro aumentava, consequentemente das sujeiras acumuladas, basta concluir que um banheiro mesmo numa casa normal bem cuidada, se ele ficar vários dias sem os devidos cuidados a vida já vai se tornando insuportável. A água estava racionada, a comida mais controlada ainda, os doentes que normalmente numa simples consulta teriam que ser encaminhados a um hospital, permaneciam jogados, chorando, gemendo de dores. Podia-se concluir também que os remédios corriqueiros que nos tempos de hoje deveriam serem tomados diariamente por uma imensidão de pessoas estavam em falta.

Havia momentos que aquelas tristezas me atingiam violentamente. Apesar de minha pouca idade já presenciara torturas assassinatos. Sorte minha que alguns reflexos de bondade de algumas pessoas me atingiam também.

Um velho sábio vendo minha mente atordoada por aquelas circunstâncias vividas, conseguiu me passar esperanças ainda que remotas, me fazendo crer que existia felicidade neste mundo, em outras terras, mas existia começou ele relatando:

--- Meu filho, existe um país maravilhoso, de tamanho imenso! Seu povo é admirado, até idolatrado por muitos, pois sua alegria é contagiante, sua música, seus anseios. Lá existe também a maldade, mas a quantidade de amor existente sufoca completamente o poder do mal. Terra abençoada, quantos alimentos!... A luminosidade as paisagens ali também são de belezas indescritíveis. Mesmo nas regiões semiáridas as terras voltam a ser belas novamente, ou na impossibilidade seus habitantes conseguem sobreviver por causa do tamanho poder da criatividade. Este país se chama Brasil!!!

Eu, vislumbrado com a narração até mesmo não acreditando pergunto:

--- Mas existe mesmo este lugar? Pensava que era só nos meus sonhos!

--- Sim, existe, continuava o velho filósofo: uma nação jovem de almas vibrantes.

A imaginação termina. Sinto novamente transportado, agora sendo um homem adulto e realmente brasileiro, me dou conta da diferença do viver, naquele acampamento que mais parecia uma prisão, depois uma liberdade encantadora, o lamaçal as sujeiras, transformados em arborização e limpeza. Nossa! vivemos mesmo num paraíso, apesar de algumas desordens, mas este meu Brasil é maravilhoso. Poderá continuar assim ou talvez até melhorar, isto é se muitos aceitarem este conselho:

--- Por favor autoridades do meu Brasil, promovam leis, façam mais justiças e a honestidade tem que prosperar, pois aqueles com o poder nas mãos até de roubarem, dilapidarem nossas riquezas, estarão assinando suas próprias sentenças. Mesmo que seus descendentes um dia estiverem abastados em "riquezas" eles poderão um dia sentirem o poder das revoltas daqueles que foram dilapidados.

Depois as revoltas os atentados, destroços por todos os lados provocados pelas bombas e armas mortíferas, os incêndios nos corpos nas almas!

Nossa! Isto não acontecerá no meu Brasil, Espere aí, eu acho que não!!!...