Eu, Sidney Muniz, sempre me imagino encontrando pessoalmente com cada um de vocês (Calma, calma, só imagino mesmo... Coitados de vocês se derem esse azar. Certo Eduardo Monteiro e Carlos Gonçalves?) Bom, nessa linha de pensamento resolvi proporcionar esse inusitado encontro enviando as perguntas de um selecionado para o outro, em tempo real (via inbox face, ou pelo whatsapp) “sem que” ambos saibam quem está do outro lado. P.S: Me senti quase uma Whoopi Goldberg... risos...
 
Esclareço ainda que haverão algumas perguntas minhas também, porém a maior parte é feita realmente pelos entrevistadores/entrevistados... No ato da entrevista, nada foi planejado.

 Bom, assim como os participantes da (brincadeira/entrevista/encontro), vocês também não saberão inicialmente de quem se trata, por isso a primeira pergunta que fiz para ambos os autores foi:

“Se você pudesse ter outro nome, qual seria?”
 
Eis a resposta dos entrevistados:
  • O primeiro respondeu: Gerard Albuquerque ou George Beviláqua.Vamos então chamá-lo de Gerard Albuquerque, ok?

    O segundo respondeu: Rafael.
 
Assim sendo vamos realizar os desejos de ambos, ao menos que provisoriamente. Agora, que tal conhecer nosso novo quadro e tentar descobrir Quem é Quem?
 


Primeira Série de Perguntas (cada um fez 8 (oito) perguntas para o outro, sendo que eu fiz cinco perguntas, direcionadas para os dois.
 
 
Com a palavra, Gerard...


Rafael,com qual escritor você se parece no estilo de escrita? (mas não precisa ser fã, apenas parecido na forma de escrever).
R: Dizem que alguns dos meus contos lembram muito o Carlos Ruiz Záfon. Pessoalmente, gosto de pensar que lembro um pouco o Neil Gaiman.

Gerard, como a escrita surgiu para você?
R: Gosto muito de assistir filmes e no ensino médio comecei a ler livros, quando terminou o ensino médio eu estava em casa e me perguntei se seria capaz de escrever minhas próprias estórias, então peguei o caderno da escola e comecei meu primeiro conto. Desde então estou escrevendo.

Você tem um livro favorito, Rafael? Qual?
R: Gerard, amo “O Oceano no Fim do Caminho” (Neil Gaiman) por diversos motivos. Este é meu preferido, creio eu.

Gerard nos revele, por favor, qual autor, ou autores servem como inspiração para você?
R: Eu não sou um leitor muito experiente, e tento diversificar muito, mas gosto do Rick Riordan, Neil Gaiman e gosto do jeito de escrever da Cassandra Claire.

Legal, e você já leu a trilogia dos Kane, do Rick Riordan? Gostou mais de Percy Jackson ou dos Kane?
R: Já li todos os livros do Percy Jackson, Rafael. Faltam somente dois para terminar a saga “Heróis do Olimpo”. Dos Kane, li somente “A pirâmide Vermelha”, mas quero ler os outros.
 
“E aí, alguma ideia de quem são Gerard e Rafael? Quem é quem? Bom, deixe-me tentar ajuda-los ou confundir vocês ainda mais.

Deixem-me fazer umas duas perguntinhas para nossos entrevistados/entrevistadores.”


Gerard e Rafael, qual gênero predileto na literatura? Preferem contos longos ou curtos?
 
Gerard responde: Curto tanto longos como curtos, olho muito na estória e na narrativa. Sobre o gênero, gosto de terror e aventura.

Rafael Responde: Gênero preferido? Vou com: Tudo o que engloba a literatura fantástica. Contos longos, ou curtos? Gosto de bons contos e não tenho predileções entre o tamanho. Gosto muito de personagens bem escritos, cenas bem construídas. Se o conto tiver isso, e um bom enredo, irei adorar independente do tamanho.

E a pergunta que não quer se calar... Algum palpite sobre quem você está entrevistando ou alguma característica física?

Gerard responde: Hum... Creio que ele usa óculos (estudante de física... rsrsrs).

Rafael Responde:Creio que seja uma mulher. Pelo que sei do DTRL, creio que seja a Ana Carol, autora do texto "As testemunhas de Dayana", do último DTRL. É um chute e tanto. Posso estar errado, rs.

Quem acha que eles estão certos levante a mão, por favor... Opa! Não deu pra ver bem aqui de onde estou, deve ser o Paulo Moreno tirando minha visão aí na frente com esse tamanhão todo! Esqueçam, vamos continuar  com nossos “repórteres de plantão” Quem sabe eles nos dão mais pistas?


Gerard pergunta para Rafael: Quais sua pretensões na escrita? Publicar um livro? Ter uma obra adaptada para o cinema? Seguir carreira exclusivamente como escritor? Quais?
R: Como escritor, quero publicar um livro solo (de contos ou romance) e ter certa visibilidade. Gosto de escrever contos fantásticos, de ficção, e trabalhar o universo 'real' dentro do fantástico. Ou, se preferir, colocar elementos fantásticos no real. Algumas publicações (de contos), já consegui... Mas um livro solo é o sonho de todo escritor, acho. Quero também trabalhar com HQ's algum dia.

Agora você Gerard... Poderia nos contar como o lugar onde você nasceu/cresceu/vive influência nos seus escritos?
 Bom Rafael, eu vivo em um lugar verde, muito bonito em um Estado em que muitos dizem que é seco (é, mas não em todos os lugares). Esse lugar já foi muito retratado na literatura nacional por autores como Graciliano Ramos e Raquel de Queiroz, pois bem, Nunca usei esse lugar como ambientação para um conto, e me inspira apenas indiretamente por sua paisagem e beleza. Mas vou usá-lo um dia, certamente.

 Rafa, você tem uma mania na hora de escrever? Tipo: Escrever somente à noite; Ouvir música, ficar segurando algum objeto; escrever em um lugar específico.
R: Cara... Escrevo até no ônibus, às sete da manhã, numa segunda feira chuvosa. Sério. Veio a ideia, eu anoto, se não posso escrever (mesmo) na hora. Se eu posso... Escrevo.

 Legal, mas e o que sua família diz sobre você ser um escritor amador? Eles gostam? Acham "perda de tempo" ou esquisito?
R: Eles incentivam bastante, Gerard. Em parte, porque estou fazendo graduação (em Física, talvez isso alguns - não da minha família - achem inútil uahauhauh). Mas sobre a escrita, todos incentivam muito! – (Opa!
Sério que ele faz graduação em física? Será que o Gerard acertou? Coincidência? Será?)


Rafael, existe algum tema que você queira muito escrever, mas nunca conseguiu, seja por falta de uma ideia ou por se achar ainda despreparado para trabalhar com ele?
R: Hm... Acho que ficção científica. Porque, quando eu escrever um conto sobre esse assunto, ele tem que ficar perfeito. Irei me puxar muito pela parte física da coisa, detalhar bastante e cuidar para não errar em conceitos físicos e afins. Ideias eu tenho... Falta a coragem.

Gerard, digamos que você tenha a oportunidade de conhecer algum autor (vivo ou morto), qual seria?
 R:Essa é difícil. Deixa eu ver... Talvez Markus Zusak para perguntar quando sai o próximo livro dele ou Rick Riordan para conversarmos sobre mitologias. Rick Riordan, principalmente.

Bacana, e sobre contos... Qual é o seu preferido?
R: A Terceira Margem do Rio, Rafael, eu li há muito tempo e foi marcante por que foi o início da minha vida de leitor. Creio que esse seja meu conto favorito

Você viaja muito, Rafa? Que lugar famoso fora do Brasil você gostaria muito de visitar?
R: Não viajo muito. Estive em três estados do Brasil até hoje... Um lugar do Brasil para visitar? Acho que algumas praias, e também a cidade de Bonito.
 
Eita! Bom, muito bom. Estou confuso, e vocês?Acho que o Rafael é o Einsten e quem sabe o Gerard é o Logan Lerman.  Que coisa! Vamos continuar, pois aqui nóis capota mais num breca!
 
Gerard, você gosta de assistir séries? Se sim, quais são as suas preferidas?
R: Eu assisto “The Walking Dead”, e antigamente assistia muito “Smallville”. Comecei recentemente a ver “Once Upon a Time” e “Sob a Redoma”, mas essas duas últimas quero ver mais para definir o quanto eu gosto delas.

Gosta de autores nacionais de agora, Gerard? Conhece alguns? E enfim, qual é sua meta como escritor?
  Não conheço nenhum autor brasileiro atual, sei que o Renato Nonato que escreve para o DTRL publicou um livro, mas ainda não li. O que pretendo como escritor é ter um livro publicado (ou mais de um, claro) e quem sabe ter uma obra publicada para outra mídia.

Você tem um lugar estrangeiro que gosta de situar suas estórias, Rafael? Qual?
Já situei contos que se passavam nos Estados Unidos. Atualmente, tenho trabalhado muito lugares brasileiros... Creio que me achei aqui, no lugar onde cresci e no lugar onde estou vivendo hoje. Tentei escrever coisas que se passavam em Londres, mas abandonei (por enquanto, até que eu visite lá). O mesmo para os States, ainda que seja mais fácil habituar história neste lugar. Meus últimos dois trabalhos se passaram em Porto Alegre (de certa forma), e creio que foram dois dos meus melhores.

 Hum... dicas e mais dicas. Anotaram aí? Agora vamos encerrar a série de perguntas com duas perguntinhas minhas e pulamos para as rapidinhas, ok?
 
Qual seu autor (a) predileto no recanto das letras, e qual conto dele você indica a leitura.

Gerard respondeu:Só um? Bem, um que participa de vez em quando e que gosto bastante é o Carlos Gonçalves e indico o conto "O Desejo do Cadáver".

Rafael respondeu: Não tenho um favorito. Vou indicar, então, três. Tenho gostado muito do JC Lemos ultimamente, recomendo "A morte não pede carona (ela entre, senta e se aconchega)". Também, Rafael Sollberg, e recomendo "Autorretrato da loucura". Por fim, não menos importante, sempre gostei muito do Edu(Eduardo Monteiro) , e recomendo, sem dúvida alguma, "Duas Marias" .
 
Cite o que mais gosta no DTRL e o que menos gosta. Por que indicaria o Desafio de Terror do Site Recanto das Letras para um amigo?
 
Gerard Respondeu: Do DTRL o que mais gosto é o feedback de leitores mais experientes do que eu comentando o meu conto, o que menos gosto... Bem, é difícil apontar algo negativo já que não vejo muito problemas grosseiros a serem corrigidos. Eu indico porque temas e prazos é o melhor para tornar a escrita mais profissional, e nos faz mais exigentes com o que escrevemos.

Rafael Respondeu: O que eu mais gosto no DTRL é o compartilhamento de conhecimento entre os novatos, os que subiram alguns degraus, e os que já dominam a escrita de contos (ou, ao menos, na minha opinião, dominam). O que menos gosto... Talvez o fato de não ter um limite de caracteres.

 



"Copiando e colando Carlos Henrique mais uma vez"... “Bora lá” para as rapidinhas, pois o sistema agora é bruto.

 Nas rapidinhas a maioria delas foi elaborada por mim e apenas três saíram dos nossos autores(as).  Aqui cada um terá seu espaço, diferente das perguntas, para embolar menos o meio de campo, afinal é muito rapidinho mesmo!
 
Na série rapidinhas Rafael respondeu:
 
Esporte?
R: Não pratico, mas gosto de natação.

Ídolos?
R: Neil Gaiman, Beatles, Carl Sagan, Isaac Newton.... Cara, eu amo o Neil Gaiman. Acho que em fantasia urbana, ele é o grande autor. Gosto muito do Stephen King também (pessoa e autor)

Cor?
R: Azul

O que é o sexo para você?
R: hahauhauha tá de sacanagem? Auhauha... Nunca parei muito pra pensar

Qual palavra você mais gosta?
R: Acho que quem me lê, sabe... Tênue

Um gênero predileto?
R: Tudo o que engloba a ficção.

O que é a poesia?
R: Colocar sentimentos em palavras

Um medo?
R: Mecânica Clássica II e Eletromagnetismo

Um defeito?
R: Procrasti... ah, depois termino

Um sonho?
R: Escrever e publicar um romance e um livro de contos. Amo os contos tanto quanto os romances.

Prato predileto?
R: Que pergunta difícil, cara..! O macarrão com sardinha da minha namorada.

Bebida predileta?
R: Suco de abacaxi, natural

Um filme?
R: Um filme? A sociedade dos poetas mortos

Amar é?
R: Amar é viver

Um desejo?
Um desejo... A nova temporada de Doctor Who

Uma mensagem para os autores amadores?
R: Leiam muito e escrevam as histórias que levam algo de vocês. Toda história, hoje em dia, dificilmente vai ser original. Mas elas podem ser únicas, pois vocês são únicos. Então, a sua história é sua e sua somente porque você está nela, você a contou. Estude muito, pois, como diz Stephen King: "Esforço e trabalho duro são as pedras de amolar sobre as quais as lâminas do talento são afiadas".
 
 

Na série Rapidinhas, Gerard respondeu:

Esporte?
R: Não curto esportes, mas para indicar eu indico vôlei, é popular no Brasil.

Ídolos?
R: Joseph Ratzinger e Steven Spielberg.

Cor?
R: Verde

O que é o sexo para você?
R: Algo importante entre homem e mulher que deve ser bem tratado.

Qual palavra você mais gosta?
R: Alma

Um gênero literário predileto?
R: Fantasia/aventura.

O que é a poesia?
R: A beleza que nos desperta o desejo do Bem.

Um medo?
R: Ser mutilado

Um defeito?
R: Sou muito apático.

Um sonho?
R: Publicar um livro.

Prato predileto?
R: Arroz, feijão, macarrão, bife mal passado.

Bebida predileta?
R: Suco de maracujá

Uma frase?
R: Se algo te tira a paz é por que roubou o lugar de Deus (Francisco de Assis).

O que espera para o futuro?
R: Espero grandes oportunidades e que eu esteja mais maduro para aproveita-las.

Sua maior qualidade?
R: Sou uma pessoa que evita ao máximo conflitos, se eu os poder evitar, evito.

Uma mensagem para os autores amadores?
R: Mensagem: Perseverem. Essa é minha mensagem, de um escritor amador para outro, e leiam de tudo. Aprendemos muito lendo coisas que inclusive não gostamos.

 


Ao final da entrevista foi concedida uma pergunta a cada um em relação ao DTRL ou até mesmo a minha pessoa. Rafael se absteve da sua pergunta, já Gerard fez a seguinte...

Quais as novidades para as próximas edições?
R: Bom, esse quadro por si só já é uma novidade, com relação as entrevistas. Referentes as regras, com o intuito de incentivar ainda mais a leitura e comentários iremos dar premiação por votos. Ex: 5 pontos para quem comentar no mínimo 50% dos contos e 10 pontos para quem comentar 100% dos contos... Algo do tipo, sendo que não aceitaremos para essa pontuação comentários subjetivos como “seu conto está perfeito” ou, “Você escreve muito bem” ou “ boa sorte” coisas do tipo. Até o dia da postagem dos temas terão mais detalhes sobre essa definição e a idéia estará mais formulada.

 


Entrevista concluída. E aí? Já descobriram quem são os nossos autores ou autoras? Ainda não?? Será possível? Mas até eu já descobri! Bom, eu já sabia né... risos...

 Vamos acabar com esse mistério então, e revelar um para o outro, e para vocês, já que os “chutes” digamos que foram... Ah, eles foram!
 

 
Vamos começar pelo estudante de Física Rafael, opa! Não. Será possível? Veja que o Gerard acertou o chute hein? É mesmo o autor Miguel Bernardi Pinheiro de Moraes.
 


  Nosso querido: Miguel Bernardi tem apenas 18 anos, 1,65m de altura, nasceu em Santa Gertrudes – SP e publicou um conto no livro "Horas Sombrias" (está disponível no Recanto das Letras como "Lírios" Não parou por aí... Também publicou um conto na antologia Mundos (volume 4). Está disponível no recanto das letras como "O Chamado do Fogo" (embora, no livro, ele tenha revisado mesmo e com muito empenho) e pode ser adquirido em: http://editoraburiti.com.br/mundos-4/

 Hoje nosso jovem e talentoso autor reside em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, onde cursa Física na UFRGS.

Ele nos indica seus contos "Memórias", "O Chamado do Fogo" e "Sonhos"
 

 "Clique AQUI para acessar sua escrivaninha e conhecer mais do seu trabalho."


Mas se o Gerard acertou em cheio, o nosso Miguelzinho passou longe no seu chute, pois quem estava do outro lado era o autor de Plano de Vôo, nosso querido Francisco Jorge Sousa de Aguiar.
 
 Nada mais nada menos que o assíduo participante do DTRL, mais conhecido no recanto como Jorge Aguiar.
"Clique sobre o nome do autor para acessar sua escrivaninha e conhecer mais do seu trabalho."
 

Natural de Tianguá/CEARÁ, Jorge nasceu em 31/12/1992, tem 22 anos. Seus contos estão disponíveis na escrivaninha do recanto das letras.
 
Para uma boa leitura ele nos indica seus contos“O Acampamento” e “Lições de Latim”.
 
"Clique AQUI para acessar sua escrivaninha e conhecer mais do seu trabalho."


Obrigado aos dois, me diverti muito mesmo com a entrevista e  adorei conhecer cada um de vocês um pouco mais!

Até a próxima pessoal!
DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários
Enviado por DTRL Desafio de Terror Rascunhos Literários em 24/04/2015
Reeditado em 12/05/2015
Código do texto: T5219157
Classificação de conteúdo: seguro