Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O eclipse

No retorno da África, ainda no vapor, sir Armstrong, redigia o seu comunicado ‘a Real Academia de Ciências, sobre a sua expedição.

Era 1911, e o eclipse do Sol por Mercúrio, ofereceria uma chance de ouro para comprovar a teoria da relatividade, fotografando o esperado desvio duplo da luz do sol, ao passar pelo pequeno e tórrido planeta.

Pensou em todas as dificuldades que enfrentara, a viagem de vapor, de Liverpool até a Costa do Marfim, a travessia de florestas tropicais, os animais ferozes, a malária, e tribos rivais em guerra. Pensou na caravana no lombo de burros, nos equipamentos que se deterioravam, na falta de água e comida. Até que finalmente, chegou ao melhor local para a observação. Apenas dez minutos duraria o evento, e sir Armstrong chegou atrasado.

Agora, enquanto o vapor atracava, sir Armstrong, no seu camarote luxuoso, fumando um charuto, e bebendo brandy, molhou a sua pena no tinteiro, e sem ânimo, apenas escreveu:

Por falta de testemunhas, não houve o eclipse.
Jacques Levin
Enviado por Jacques Levin em 17/09/2006
Código do texto: T242345

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o link do autor e o link da obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Jacques Levin
Vassouras - Rio de Janeiro - Brasil
1171 textos (104198 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 08:43)
Jacques Levin