Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A COBRA E A LAGARTIXA

          A COBRA E A LAGARTIXA

 Era no tempo em que os bichos falavam.
 Numa bela tarde de setembro a cobra ao atravessar a estrada encontrou-se com uma lagartixa jovem. A cobra disse à lagartixa: você é que é de sorte, ninguém a persegue nem lhe tem medo. A lagartixa então retrucou: mas você é perigosa, é venenosa. E a cobra: que nada, há muitas histórias e nem sou tão venenosa assim, sou uma cobra-comum.
 Então a cobra para demonstrar que o que falava era correto propôs à lagartixa as duas ficarem à beira da estrada. Passado algum tempo um homem aproximou-se e espantou a cobra, ignorando a lagartixa. A cobra então fez outra proposta: ela picaria o primeiro que passasse, esconderia e a lagartixa apareceria ao lesado. Dito e feito, a primeira pessoa que passou a cobra picou, escondeu-se no mato e a lagartixa apareceu. Então, o jovem picado viu a dita cuja e disse: Ah! É apenas uma lagartixa... E os dois répteis se entreolharam e a cobra falou e disse: não lhe falei... Agora é a sua vez: vai lá para a beira da estrada e morde alguém, você se esconde e eu apareço na estrada.
 Aí a lagartixa assim procedeu, indo ficar na estrada. Apareceu um cidadão de meia-idade. A lagartixa o mordeu e escondeu-se no mato, aparecendo a cobra ao homem, que vendo-a destemperou-se, pegou um cepo, correu atrás da cobra, querendo matá-la. E, de tanto correr atrás da caninana o homem enfartou-se e caiu duro, empacotando-se antes da hora, crente ter sido mordido pela rastejante. A cobra olhou para a lagartixa e falou: eu não lhe disse.
 E as duas protagonistas deste adentraram no mato e lá estão até hoje.

Moral do conto: Os animais às vezes têm razão. Não acredite em tudo o que você vê.
     
                 Belo Horizonte, 21 de setembro de 2006.


Limagolf
Limagolf
Enviado por Limagolf em 21/09/2006
Reeditado em 05/03/2007
Código do texto: T245796
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Limagolf
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 64 anos
180 textos (19865 leituras)
2 e-livros (254 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 19:23)
Limagolf