ESCLARECIMENTO XI: A FUGA

- Cidão! Dê um pulinho na minha sala!

- To indo Doutor! Só um minutinho.

- Cidão precisamos muito de você, da sua discrição, do seu trato com a equipe, de seu domínio e liderança.

- Porra doutor! O que esta pegando? Qual é a bronca?

- É o seguinte:

Vamos receber dois investigadores, estão pendurados na corregedoria, foram afastados e reintegrados por uma Liminar. Não quero a dupla sozinha na delegacia, não quero que saiam juntos em diligencias e não os quero na cabeça dos casos. Mantenha os dois longe do Artur e do PC. A Doutora Belinha estará monitorando os dois, sempre com alguém da equipe dela nas broncas, portanto cuidado com os três. Quero saber ate os peidos deles, fui claro?

- Claríssimo! A zica deve ser muito grande, a Policia não os quer, eles não querem largar o osso. Corregedoria, serviço de inteligência, deve ser drogas...

- Cidão vá trabalhar e pare de ficar viajando na maionese.

- Sim senhor!

Liguei imediatamente para a doutora Belinha e relatei o caso, ela pediu para subirmos e falar com o delegado regional.

Após a reunião, fui chamado pelo Cidão em minha sala.

- Doutor, o investigador Ferreira disse que tem uma Zica quente de um grande traficante com um carregamento chegando, mando verificar?

- Negativo! Ligue para a Belinha agora e confirme com ela.

- OK! Só um minutinho.

Pelo telefone, Cidão confirmou a treta com a Doutora Belinha, realmente era quente. Belinha disse para usar a equipe Especial da casa, sem a PM.

Era para tomar muito cuidado, eram perigosos, violentos, organizados e bem armados.

Combinei com o Cidão que ele iria com o Ferreira no comando da operação, o Delegado da Especial, Dr. Gilberto, iria no comando da incursão e eu iria com o Bruno e com a equipe de apoio e a de inteligência.

Chegamos ao local e a surpresa foi tamanha que não houve tempo de reação dos meliantes, fizemos a apreensão das drogas, das armas, dinheiro, carros, e detivemos cinco pessoas, entre eles um grande traficante internacional de drogas. Fizemos tudo dentro da lei, fotografamos, filmamos, embalamos e convocamos o promotor para certificar os autos e lacrar as provas e o local.

Na delegacia, fizemos o flagrante, providenciamos as pericias, corpo de delitos e encaminhamos tudo para a Delegacia Especializada em Narcóticos da PF.

Encerrei o expediente e estava na porta, para ir embora, quando o investigador de plantão, me chamou para atender ao telefone.

- Alo! Dr. Crisostono, em que posso ajudá-lo doutor? Porra Doutor! Foi tudo enviado para o Senhor! Tenho certeza! Ele estava no comboio, no chiqueirinho da barca final 15, eu vi, tenho certeza... Como esta barca não está ai? Chame pelo radio! Caralho o que está acontecendo? Ta bom! Ta bom! Depois te ligo, vou ver o que esta acontecendo.

- Tudo bem? Doutor...

- Me ligue para o Regional, Doutora Belinha, Doutor Gilberto, toda minha equipe, é pra voltar agora, to ligando pro Cidão... Cidão! Deu merda, corre pra cá, o cara fugiu e a nossa barca sumiu, rápido.

- Alô! Doutor, a barca sumiu com o cara, já acionei a Inteligência e a Especial. Não sabemos nada ainda, estão todos retornando. Sim senhor, ligarei. Relatei ao Regional.

- Dr. Cris, eu estava próximo, o que aconteceu? Cidão entrou correndo com a arma em punho e muito assustado.

- A barca sumiu, os investigadores sumiram, o traficante sumiu e eu quero sumir com alguém... Fuderam com minha carreira, a Regional já era, vão querer me aposentar...

- Calma Doutor!

- Calma o caralho! Uma viatura some com um traficante internacional e três investigadores na minha Delegacia, amanhã serei o palhaço da policia. Vou ser investigado pelo que fiz e pelo que não fiz to fudido.

Verifique IML, mande refazer o trajeto, descubra quem estava na barca... Pedrão! Você é da equipe da Belinha? Cheque o GPS da barca, dos celulares que o Cidão vai te passar, tente achar nossos meninos, Cidão passe um alerta pra PM, Federal, Interpol, Aduanas e pra todas as nossas.

- Sim senhor! Responderam quase juntos os dois.

Entrei em minha sala, dei os telefonemas de praxes, ao sair da sala para tomar água, a delegacia estava cheia, todos tinham retornado.

Um Capitão da tropa de Elite da PM e um Delegado da PF também estavam presentes, os cumprimentei e mandei Cidão atualizar os dados.

- Uma barca sumiu com um traficante internacional e três investigadores, o Bruno estava na barca e o Ferreira foi ate a delegacia e sumiu de lá. Ainda não temos pistas, a PM achou os celulares dos dois investigadores, Zezinho da Inteligência e o Tonho da Especial, o Pedrão esta tentando localizar a barca, mas ela deve estar desligada e o GPS deve ter sido desativado.

- E as outras viaturas?

- Todas as quatro do comboio chegaram, menos a 15!

De repente o radio do Capitão toca, como tocou alto, achei ate que o homem era surdo, todos ficamos olhando e esperando.

- Uma RP encontrou a barca em uma favela, estão esperando a equipe de elite para abordar, parece que ha corpos no interior. Sinto muito Doutor.

- Cidão! Mande uma equipe pra la agora, abra o canal com a PM e me mantenha informado.

Alguns minutos depois o radio do Capitão chama novamente, e confirmam que foi localizado o Tonho e o Zezinho, algemados no chiqueirinho da barca, muito machucados havia sinais de luta e tiros, mas estavam vivos, um alivio tomou conta de mim. A barca estava localizada em uma favela, vidros abertos, chave no contato, armas em cima dos bancos, desmuniciadas e ela estava inteira, coisa rara, servia para demonstrar o tamanho da força do traficante.

Olho para porta e vejo chegando o Delegado Regional, o Delegado Corregedor e o Delegado Geral, pedi para o Cidão atualizar as informações e após, entramos em minha sala. Eu, Doutora Belinha, o Doutor Gilberto e os Chefões.

Ao final da reunião ficou acertado que a Corregedoria ficaria a cargo do inquérito para apurar o que aconteceu e a Doutora Belinha iria acompanhar o caso de perto. Eu como tinha quatro licenças premio e duas férias atrasadas, iria usufruí-las imediatamente, me afastando do caso.

A Corregedoria iria nomear provisoriamente um Delegado Classe Especial para assumir meu lugar, por tempo indeterminado.

Ao acordar pela manhã, pedi para o Artur me acompanhar ate a fazenda, onde iria passar minhas férias. Ao anoitecer retornou para a cidade.

Depois de cinco dias na fazenda, olhando para a estrada vejo se aproximando da sede uma viatura com os giroflex ligados. Ao chegarem vejo o Artur dirigindo, o regional no carona e o Cidão no banco de trás. Saudei a todos e convidei para o almoço.

Enquanto servia uma pinga do engenho da fazenda, o Regional foi curto e grosso:

- O Ferreira e o Bruno, foram encontrados degolados no litoral, você tem alguma coisa a ver com isto?

- Negativo! O senhor tem alguma idéia do que aconteceu?

-Ao que tudo indica eles estavam na folha de pagamento, como a casa tinha caído, resolveram dar um pique, ainda não sabemos o que aconteceu de errado.

- E o traficante?

- Ta sumido, acho que deu um pinote, estamos procurando, mas já deve estar em outro pais.

- Doto! Trusse uns brinquedinho pra sua segurança.

- Porra Artur! Com isto da pra fazer uma guerra...

- Crisostono! Enquanto não acharmos o traficante, tua vida estará em perigo.

Comecei a rir e agradeci a preocupação, seria apenas mais um a querer me matar.

- E os investigadores doutor?

- O Tonho voltara em breve, o Zezinho, infelizmente, vai ficar paraplégico, nem viu o que aconteceu, tomou um tiro de 38 no fígado, pegou um rim e detonou a espinha.

- Como?

- Extra oficialmente, a pericia disse que ele estava dirigindo e o Bruno no banco do carona, deve ter sacado a reserva e sem que o Zezinho visse, atirou. Segundo o Tonho, após atirar, ele virou e apontou a arma para sua testa, como ele estava com o fuzil, não deu tempo e não tinha espaço para se defender. A versão dos dois bate com a pericia.

- Mas a barca estava em movimento!

- Negativo, estava parada em um semáforo, dois carros encostaram, arriaram o pau no Tonho, deram um tiro na perna dele, desarmaram, meteram eles no chiqueirinho, Bruno foi no carro e um malaco guiou a barca ate a favela.

- Gringo filho da puta, veio escrever um filme na minha cidade?

- Crisostono, tuas férias estão suspensas, vou te pagar em dinheiro, em quatro meses terá outras férias e com o dinheiro destas, poderá viajar para encontrar o filho da puta e resolver este caso. Ate la descobriremos o paradeiro dele.

- E o corregedor?

- Nem chegou a assumir, o Cidão e o Artur cuidaram de tudo e eles já foram fazer gracinhas e encher o saco dos outros.

Cesão
Enviado por Cesão em 12/03/2014
Reeditado em 01/02/2015
Código do texto: T4726380
Classificação de conteúdo: seguro