444-O SEQUESTRO DA MADRE SUPERIORA-Drama policial

— Aquela desgraçada me paga!

Rugiu como uma fera ferida de morte. Saiu com passo apressado. As botas duras contra o assoalho da velha casa-sede da fazenda Ipê-Roxo faziam as passadas ecoar pelas salas imensas.

— Pois é, seu Amâncio, vim lhe contar em nome da nossa amizade e....

— Se ela não me explicar direitinho, passo fogo nela.

O fazendeiro, na insanidade de se sentir traído pela mulher, sequer cogitou por detalhes, nem se importando de que o portador fosse Pedrim Mentira, seu compadre, sim, mas, conforme o apelido, o maior contador de causos e histórias da cidade.

Chegou rápido à cidade, dirigindo o surrado Chevrolet Vitória. Pedrim veio junto. Ao ver o estado de agitação do compadre, tratou de amenizar a informação.

— Vá com calma, compadre Amâncio. Sabe como são essas coisas. Tem primeiro de averiguar, confirmar.

— Não tem pão nem meio pão. Há muito tempo estava desconfiado dela.

— Mas é melhor ir com jeito.

Desceu do carro batendo a porta com força. Entrou em casa num supetão, gritando.

— Margarida! Cadê você?

Antes mesmo de localizar a mulher, vai até o quarto do casal, procura uma caixa de madeira sobre o guarda-roupa, dela retirando o Smith 32.

Margarida estava no quintal com a filha Carminha.

— Traidora! Fiquei sabendo de tudo! Sua puta miserável.

Antes mesmo que a mulher abrisse a boca, o marido aponta-lhe o revólver.

— Cala a boca! Cê tá condenada! Num quero explicação nenhuma!

Carminha, sem entender nada, mas vendo a fúria estampada no roso do pai, corre na sua direção.

— Papai! Não faça isso! NÃO!

O homem está cego de raiva. Dispara duas vezes. Acerta a esposa no ombro. Ela cai com um grito. Quase ao mesmo tempo, a segunda bala atinge a filha na cabeça. Emitindo um gemido, a moça também vai ao chão.

Pedrim Mentira, que tinha saído do carro mas permanecera à porta da casa, ao ouvir os disparos, corre para dentro da casa. Chega ao quintal a tempo de ver o compadre ajoelhar-se diante da filha estendida, imóvel, o sangue brotando da cabeça e manchando o rosto, empastando os cabelos. Mas não tem tempo de evitar outra tragédia. Como num filme desenrolando-se rapidamente, vê Amâncio apontar a arma para o ouvido e disparar. Ouve-se o terceiro tiro.

Pedrim reage, como que acordando de um pesadelo, cujas cenas ainda continuam se desenrolando. Ajoelha-se ao lado de Amâncio: a imobilidade e os olhos vidrados mostram claramente que está morto. A moça também está imóvel, aparentemente desmaiada, pois o sangue continua a escorrer da cabeça. Dona Margarida geme, chora e desespera-se ao mesmo tempo.

Pedrim volta à rua, dá o alarme, avisando a vizinhança. Muitos rostos já assomaram às janelas, a curiosidade atiçada pelos gritos e pelos tiros. Corre ao empório de Seu Calimério, na esquina e pede para avisar o delegado e chamar um médico.

Rodando no jipe sem capota, o delegado Davanti chega defronte à casa de Amâncio Gomes ao mesmo tempo que o doutor Albino. O neurocirurgião vem com a maleta para emergências, que normalmente pouco usa. Sem esperar convite, entra na frente do delegado.

— No quintal. Estão no quintal. — Pedrim avisa.

Rapidamente, o médico vai verificando os estragos da tragédia. Examina o corpo de Amâncio, que está próximo à porta da cozinha.

— Está morto.

Dirige-se à moça. Põe os dedos indicador e médio sobre o pescoço, e sente o pulsar da jugular.

— Está desmaiada.

Ouvindo os gemidos da mulher, mais longe, vai até ela.

— Quieta, dona Margarida. Vamos cuidar de todos. — E dirigindo-se ao delegado: — Temos de levar as duas para a Santa Casa.

— Já chamei a ambulância.

Davanti examina o revólver, ainda preso à mão direita de Amâncio. Pedrim tenta explicar:

— Atirou nas duas e depois meteu um tiro nos miolos.

— Brigas de família...

— O compadre ficou sabendo que a comadre tava traindo ele.

— Mas, e a filha? Por que foi alvejada?

— Não sei. Eu estava na calçada, junto ao carro, quando ouvi os dois tiros. Entrei correndo. Vi quando ele colocou o cano da arma no ouvido, mas não tive tempo de fazer nada.

O médico faz curativos de emergência na mãe e na filha.

— A bala varou-lhe o ombro. Vai escapar. — Informou ao delegado, ao mesmo tempo em que tampava as feridas com gaze e esparadrapo.

— Quanto à moça, a bala alojou-se na cabeça. Não penetrou o crânio. Precisa ser operada com urgência.

Chegou a ambulância. Veículo pequeno, nele só cabia um paciente.

— Levem primeiro a moça. Ela precisa ser operada com urgência. A mãe pode ir depois. — Dr. Albino, acostumado a emergências, dá ordens com precisão. E dirigindo-se ao delegado:

— Infelizmente, não vou poder operar a moça.

— Como assim? O senhor a atendeu, sabe o que aconteceu, conhece a moça. —Davanti estranha a informação do medico. — Vamos, eu levo o senhor em meu jipe.

— Sim, vou, mas só como testemunha do caso.

No caminho, o Dr. Albino explica qual a razão de não poder fazer a delicada cirurgia.

— Estou suspenso de minhas funções na Santa Casa. Estou proibido pela diretora do hospital de exercer minhas funções por 30 dias.

— Ela pode fazer isto? E por qual razão?

— Sim, como diretora do hospital, está certa. O motivo, porém, é que gera dúvidas. Como o senhor sabe, ela é a Madre Catalão. Dirige o hospital e também as freiras da congregação que mantém o serviço de enfermagem. Fiz uma cirurgia após um parto muito complicado, a mulher não pode ter mais filhos e, com seu consentimento e do marido, fiz a ligação das trompas.

— E o que a madre diretora tem a ver com isso?

— O senhor sabe como são essas religiosas. A Igreja Católica é contra essa cirurgia. Falam que é meio artificial de evitar filhos. Mistura ciência com religião, é uma droga. A madre até que não criaria caso, não fosse o Monsenhor Ranzine saber da cirurgia e mandar a Madre me suspender. Mas já entrei com um recurso no fórum. Estou aguardando o despacho do Doutor Quemada.

— O doutor Quemada...? Aquele é outro que vive debaixo da saia do Monsenhor. E quem, na sua falta, poderá fazer a cirurgia na jovem?

— Aqui em São Roque, nenhum outro médico. Terá de ser transportada para Ribeirão Vermelho, onde existem bons especialistas.

— Mas isto é um absurdo! E ela agüenta a viagem?

— Talvez sim, talvez não. Quem poderá garantir? É jovem...

— Venha comigo! — Davanti determina ao médico, ao entrar com o jipe no pátio de estacionamento privativo do hospital. — E prepare-se para operar a jovem.

— Mas...As enfermeiras não me ajudarão. Obedecem cegamente à superiora.

— Chame seus colegas, quem for preciso. Tem duas enfermeiras leigas, não tem? Convoque todos. É uma ordem policial.

O Doutor Albino era médico há mais de vinte anos. Dedicou-se à cirurgia e, com cursos posteriores, práticas em hospitais especializados, tornou-se competente neurocirurgião. Aos cinqüenta anos, é um homem calmo, metódico e de uma ética impecável no exercício da profissão. Por si mesmo, jamais faria o que estava prestes a realizar, obediente à proibição que lhe fora imposta.

Por outro lado, a situação era de emergência. A ordem do delegado legitimou sua entrada no hospital, os pedidos aos colegas para que o auxiliassem e a convocação as enfermeiras leigas.

Ocupado com o preparo da cirurgia, jamais pensou em como o delegado iria conseguir o consentimento da madre diretora.

Por sua vez, o delegado tomava suas medidas.

— Quero conversar com a diretora. — Avisou assim que chegou ao balcão da portaria da Santa Casa.

A Diretora estava na ala de emergências, devido ao rebuliço causado pela entrada das duas vítimas dos tiros de Amâncio.

— Madre, quero que venha comigo.

Sem esperar resposta e segurando-a pelo braço, indicou o caminho que conduzia à capela da Santa Casa.

— Mas, que é isto! Dr. Davanti, o senhor está me apertando o braço!

Sem ouvir as queixas da religiosa, levou-a até a capela. Durante o percurso, determinou:

— Quero que reúna todas as irmãs na capela. E quero que fiquem rezando.

— Como! Rezando? Mas precisamos de todas...

— Rezando por um milagre, madre. Rezem para que aconteça um milagre aqui no hospital, ou então a senhora estará encrencada comigo. Com a polícia.

Entrou com a freira superior na capela, onde estavam três irmãs ajoelhadas, rezando.

— Mande chamar as outras. Depressa!

A madre, mesmo sem entender nada, obedeceu à autoridade.

— Irmã Beatriz, chame toda a congregação aqui na capela. — E assim dizendo, livrou-se da manopla do delegado, ajoelhou-se e se pôs também a rezar.

As irmãs não tardaram. Dentro de alguns minutos, todas estavam reunidas na capela.

— Vou sair e trancar a porta. Não saiam senão quando eu ordenar. Esta é uma ordem policial. Vamos, rezem. Rezem para que a cirurgia que está acontecendo no hospital tenha bom resultado. Pode ser um milagre. Ponham fé nas suas rezas.

Saiu, fechou a porta e colocou a chave em seu bolso.

Quando passou pela porta da sala de cirurgia, topou com uma enfermeira que saía:

— Como estão as coisas lá dentro?

— Tudo bem, respondeu com um sorriso. O doutor Albino está operando e tem quatro outros médicos ajudando.

Um vulto assoma no fundo do corredor. Vestido de negro, aproxima-se a passos largos do delegado.

— Soube que o senhor desobedeceu à determinação da Madre Superiora? — Pergunta com voz enérgica e demonstrando irritação o Monsenhor Ranzine.

— Puxa, como as notícias correm! Sim, mandei o doutor Albino operar a moça. Só ele pode fazer isto, neste hospital.

— Onde está a Madre Catalão?

— Venha comigo, vou levar o reverendo até onde está a madre.

O monsenhor acompanhou o delegado até à porta da capela.

— Estão aí dentro. Rezando por um milagre.

— Quero conversar ela.

Abrindo a porta com a chave, o delegado diz:

— Pode entrar. E reze com elas.

Assim que o reverendo entrou, o delegado trancou a porta, encerrando o monsenhor com as freiras.

A cirurgia foi realizada com sucesso. Eram cerca de quatro horas da tarde quando o doutor Albino, saindo da sala, dirigiu-se ao delegado Davanti, que aguardava no corredor.

— Tudo bem, graças a Deus! A bala foi retirada, e a moça está bem. Organismo jovem, a reação é imediata. Graças também aos colegas que atenderam ao meu pedido.

— A bala atingiu o cérebro?

— Não, Davanti. Ficou entre o couro cabeludo e a caixa craniana. Mas foi por um triz que a Carminha não se foi.

O delegado se dirige então à capela. Destranca a porta com a chave que mantinha em seu poder e anuncia:

— Dois milagres aconteceram hoje, nesta Santa Casa. Uma jovem ferida de morte foi salva pela perícia do doutor Albino

— Doutor Albino? — A madre e o monsenhor exclamam ao mesmo tempo. Ela prossegue: — Mas ele estava proibido de entrar aqui, de operar...

— Este é o segundo milagre: o doutor Albino não está mais proibido de fazer cirurgias na Santa Casa. Se não for um milagre, Madre Catalão, a senhora pode arrumar suas malas.— Escancarou a porta, deu as costas ao grupo e saiu marchando pelo corredor.

Se o delegado estava ou não blefando, ninguém jamais saberá. O certo é que, a partir daquela tarde, o doutor Albino passou a ter novamente livre trânsito e exercer suas funções de neurocirurgião na Santa Casa de São Roque da Serra.

No dia seguinte, Carminha já conversava e tomou uma refeição leve. A mãe viera, em cadeira de roda, despedir-se da filha, para comparecer ao funeral do marido. À família, tradicionalmente católica, foi negado o ritual das exéquias, já que Amâncio, o defunto, havia se suicidado. De nada adiantaram as súplicas da combalida viúva.

O delegado, que autorizara o enterro sem maiores burocracias, comentou:

— Bela religião! Primeiro, a madre proíbe um médico de trabalhar. Depois, o pároco nega as bênçãos ao morto que, quando vivo, era um de seus fiéis.

O doutor Albino fez questão de acompanhar de perto a evolução de Carminha. A moça, embora tendo sido testemunha e vítima de uma tragédia terrível, recuperava-se de modo acelerado.

— Então, minha jovem, como está hoje? — Era assim, que o dr. Albino entrava no quarto de Carminha, sentia o pulso, passava a mão pela testa, antes de medir a temperatura.Tudo muito profissional, mas com muito carinho e compaixão pela paciente.

Ela sorria e se mostrava animada. Entre paciente e médico foi surgindo uma afeição mútua.

Quando Carminha, 24 dias após a cirurgia, recebeu alta, o doutor fez questão de ir com ela, acompanhando-a até sua instalação no quarto da casa.

— Amanhã, e todos os dias, passarei para ver como está. — prometeu.

O doutor Albino era viúvo de há muito tempo. A mulher morrera no primeiro parto, juntamente com a criança. Nada que os médicos (e especialmente o marido) pudessem fazer conseguiu salvar mãe e o bebê. Uma tragédia que o doutor Albino absorveu, não deixando que ninguém percebesse sua dor.

Não se casara novamente. Entretanto, mantinha a elegância, o cuidado pessoal, a cordialidade e o espírito afável, que faziam dele o candidato a marido, desejado por dezenas de moças casadoiras em São Roque.

Desde a perda dos seus entes queridos, o interesse pela medicina, pelas cirurgias e pelos pacientes em geral tomou toda sua atenção e tempo. Contudo, o cuidado revelado para com Carminha foi algo além dessa atenção rotineira. A moça, à medida que se recuperava, mais animada ficava com as visitas diárias do médico.

— Acho, minha filha, que você está muito entusiasmada com o doutor.

— Ora, mamãe, ele é muito atencioso. Além do que, tanto eu como a senhora, devemos muito ao doutor Albino. Foi ele quem salvou minha vida.

Não foi preciso muito tempo para que o primeiro convite do doutor à Carminha, para um jantar, e depois outros, para uma sessão de cinema, para um passeio até à fazenda de Argemiro, amigo de ambos, fosse acontecendo. O namoro foi conseqüência normal desse convívio que extrapolara, de muito, a relação médico-paciente.

Dona Margarida viu com satisfação a aproximação dos dois, e foi com júbilo que, um ano após o acidente, concedeu a mão de Carminha ao doutor Albino.

Casaram-se alguns meses depois. E entre os convidados para padrinhos do casamento estava o Delegado Bruno Davanti.

— Convidamos o senhor — explicou Carminha — porque foi graças ao seqüestro das freiras e à ordem para o Albino fazer a cirurgia, que sobrevivi.

Davanti se apresentou garboso no dia do casamento, orgulhoso por tudo o que fizera naquela tarde, há mais de um ano, em benefício de Carminha, de sua mãe Dona Margarida e do doutor Albino Piagentino.

Antônio Gobbo

Belo Horizonte, 14 de julho de 2007

Conto # 444 da série Milistórias

Antonio Roque Gobbo
Enviado por Antonio Roque Gobbo em 30/09/2014
Código do texto: T4982503
Classificação de conteúdo: seguro