“Qualquer semelhança é mera coincidência”

“Qualquer semelhança é mera coincidência”

Há muito tempo, em uma Vila que ficava ás margens de um lago seco, vigorou por muito tempo uma milícia bastante famosa por apreender carroças cujos condutores não tinham habilitação, formada pelo Sargento Magrinho, Soldado Fininho e Cabo Rojão todos os dias várias carroças eram apreendidas, no entanto, os outros crimes na cidade ficavam sem solução.

Todos os combatentes de tal vilipendio ao trânsito da Vila se orgulhavam dos feitos, estavam sempre a postos a cada elemento suspeito, as veredas da vila andavam sempre em ordem, mas o sossego dos moradores sempre era abalado por um qualquer ladrão.

Havia na vila um grande sumiço de galinhas, e todas as quartas-feiras, o estabelecimento que armazenava as mercadorias usadas como dinheiro, no escambo, era esvaziada por “sorrisal”, um famoso e já graduado ladrão, rico, dono de várias quitandas.

“Chamel” um jovem morador da “Vila lago seco”, se perguntava todos os dias sobre a desproporcional facilidade e agilidade da resposta da milícia em relação as carroças guiadas por condutores desabilitados, e a lentidão e morosidade, e muitas vezes negligência em relação aos roubos, furtos, assassinatos e vários crimes que amedrontavam a pacata população.

Em uma tarde a polução cheia de tanta criminalidade, resolveu convidar o comandante para um debate, mas prontamente a milícia disse que não podia, estavam em uma perseguição, a uma carroça em que os cavalos estavam sem a ferradura nos cascos. No entanto, à noite, “sorrisal” e sua gang promoveram um arrastão, levaram consigo todas as carroças da “Vila lago seco”, foi uma enorme comoção na cidade, a milícia dormia durante a noite, um descanso depois das várias diligências no sentido de coibir, durante o dia, o uso indevido de carroças.

Passadas duas semanas, os furtos, roubos, continuavam aumentando, e a milícia inerte, emergida em uma grande decepção, estavam tristes, pois não haviam mais carroças, para que os milicianos pudessem demostrar seu labor ferrenhamente.

Assim, sem as carroças para fiscalizar e com o crime na “Vila lago seco” a irromper, a milícia fora perdendo a sua finalidade, até se desfazer.

Uil

NUNES, Elisérgio.

Elisérgio Nunes
Enviado por Elisérgio Nunes em 23/06/2015
Reeditado em 02/07/2016
Código do texto: T5287280
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.