O LOBISOMEM TUPINIQUIM. (TERCEIRA PARTE.)

O DELEGADO NOS EMPRESTOU UMA VIATURA ENTÃO FOMOS AO LOCAL DO CRIME DEPOIS OS DOIS A UM BAR PARA UMA CONVERSA MAIS INFORMAL.

-BEM SENHORES. AGORA PRECISO ME CONTE ALGO SOBRE O FALECIDO MOE. TIPO,ONDE MORAVA,QUEM ERA SUA FAMÍLIA SE TINHA IRMÃOS,SE ERA CASADO,SE BEBIA MUITO .SE TINHA INIMIGOS.COISAS ASSIM.

FOI ANTÔNIO QUE COMEÇOU A FALAR

-OLHA SEU MOÇO NUM SEI COMO È NA CIDADE MAIS AQUI NÃO È COSTUME FALAMOS MAL DOS MORTOS, NUM È ZÉ.

ESSE SÓ ABANOU A CABEÇA.

-NÃO È FALAR MAL, PRECISO QUE ME CONTE SOBRE ELE PARA ENCONTRARMOS UMA PISTA.

-ORA, SE O SENHOR QUER SABER DE UMA PISTA EU MOSTRO PRO MOÇO FICA BEM ALI ONDE TA PASSANDO O CAMINHÃO, NUM E ZÉ!

DISSE COM INOCÊNCIA.

-OBRIGADO, MAIS A PISTA QUE PROCURO NÃO È A QUE PASSA AUTOMÓVEL OU AVIÕES , È OUTRO TIPO DE PISTA. DISSE RINDO DA INGENUIDADE DO RAPAZ. -E ENTÃO VOCÊS BEBEM ALGO.?

-UMA BRANQUINHA! AGORA FOI O ZÉ QUEM FALOU.

-PESCARIA E BEBIDA DE GRAÇA NÓS NUM REJEITA, LONGE DE NÓS FAZER ESSAS DESFEITAS, NE ZÉ? OS MOÇOS VIERAM DE TÃO LONGE.

-PODE DEIXAR A GARRAFA. DISSE ZÉ AO DONO DO BOTECO.

-È QUE FALAR SECA A GOELA E TRAVA OS GORGOMILOS,CONCLUIU RINDO.

-E VOCÊS NÃO VÃO BEBER?(ESTAMOS A TRABALHO.)E O SEU AMIGO NÃO FALA NADA? DISSE APONTANDO PARA O SOLDADO PEREIRA.

-ESTOU AQUI PRA APRENDER. OBRIGADO POR PERGUNTAR.

-BEM VOCÊ QUER SABER DO MOU NÃO È?

ENTÃO , ELE ERA O QUINTO FILHO DO VELHO GUSMÃO. MAIS CONHECIDO COMO ``PATETA, POIS ERA MUITO FÃ DOS TRÊS PATETAS, TRÊS VELHINHOS MUITO ENGRAÇADOS. QUE PASSAVA NA TEVE.

NA ÉPOCA, NINGUÉM TINHA TEVE ENTÃO ÍAMOS À CASA DO VELHO GUSMÃO QUE ERA O ÚNICO QUE TINHA. ELE COLOCAVA O APARELHO NA VARANDA DA CASA LIGAVA O GERADOR E JUNTAVA VARIAS CRIANÇAS PARA ASSISTIR, ELE ERA O QUE MAIS SE DIVERTIA. DEVA GOSTO DE VER AS GARGALHADAS DO VELHO GUSMÃO.

SUA FAZENDA ERA A MAIS BELA DA CIDADE, ELE ERA ADMIRADO POR TODOS POR SUA BONDADE E ALEGRIA QUERIA FAZER TODO MUNDO RIR.

NÃO DEMOROU MUITO PRA MUDAREM O NOME DELE PRA PATETA ASSIM SUA FAZENDA VIROU A FAZENDA DO PATETA. ``

QUANDO SEU FILHO NASCEU ELE COLOCOU O NOME DE MOU QUE ERA UM DOS PATETAS, O SEGUNDO, POIS LEURI, O TERCEIRO CARLI, O QUARTO CHEMPI E O QUINTO JOU. TODOS NOMES DOS ARTISTAS DO FILME.

MAIS UM DIA A CASA PEGOU FOGO E MORREU O VELHO GUSMÃO E SUA ESPOSA DONA SINHÁ. (MULHER BONDOSA E CARIDOSA.)

AS CRIANÇAS ESTAVAM NA CASA DA IRMA DO VELHO GUSMÃO, UMA SOLTEIRONA INTERESSEIRA. QUE ESTAVA DE OLHO GRANDE NA FAZENDA. (ELA DIZIA QUE A FAZENDA ERA TANTO SUA QUANTO DO GUSMÃO.)

AO SABER DA MORTE DO VELHO NÃO DEU OUTRA TOMOU TUDO PRA SI. AS CRIANÇAS VIVIAM JOGADAS PELA RUA SUJAS E MALTRAPILHAS.

MAIS CERTO DIA CHEGOU VÁRIOS POLICIAIS E LEVARAM A MULHER PRESA. SEGUNDO DISSERAM FOI ELA QUE, POIS FOGO A CASA COM O IRMÃO E A CUNHADA DENTRO.

AS CRIANÇAS JÁ CRESCIDAS FICARAM SOZINHAS NA FAZENDA DEPOIS O DELEGADO AS LEVOU PRA CASA.

-E A IRMA?TIVERAM NOTICIAS DELA. SABEM SE SAIU DA CADEIA. PERGUNTOU O PEREIRA.

-NÃO SABEMOS NÃO.

-E OS OUTROS DOIS IRMÃOS QUE FALTAM. O LARRY E O JOE. QUE FIM LEVARAM.

-LEURI MORAVA COM MOU, ESTAMOS PROCURANDO ELE DESDE A MORTE DO IRMÃO, SUMIU TALVEZ ESTEJA NO MATO CAÇANDO E NEM SABE DA MORTE DO IRMÃO.

E O OUTRO O JOU, NINGUÉM SABE.

E OS OUTROS NUNCA FALAM NELE. LEMBRO-ME QUE ACONTECEU ALGO SÓ NÃO SEI O QUE. CE LEMBRA DE ALGO ZÉ?

ESSE ESTAVA TÃO ALTO QUE NÃO LEMBRAVA NEM O NOME.

-DEPOIS DO DESAPARECIMENTO DO JOU, NÃO LEVOU DOIS ANOS E CARLI E CHEMPI FORAM EMBORA. NÃO SEI ONDE ESTÃO NE ZÉ.

ESSE JÁ CAIRÁ DORMINDO EM CIMA DA MESA.

ENTÃO ACHAMOS MELHOR DEIXAR O RESTO PRA AMANHA. NOS DESPEDIMOS DOS DOIS QUE CONTINUARAM NO BOTECO E VOLTAMOS A DELEGACIA.

-E ENTÃO, QUE VOCÊ ACHOU? PERGUNTOU O PEREIRA ENQUANTO ME ENCONTRAVA PENSATIVO.

-E ELES DISSERAM MUITA COISA, MAIS NADA ME CHAMOU A ATENÇÃO E NÃO DISSERAM NADA SOBRE O SOBRE O MOE, CURLY E SHEMP. ATE AGORA NÃO SABEMOS NADA SOBRE OS MORTOS.

E ONDE ESTARÁ O LARRY? OU O OUTRO IRMÃO O JOE QUE TERÁ ACONTECIDO.

PRECISAMOS SABER O QUE HOUVE COM A IRMA DO GUSMÃO.

BEM VAMOS FAÇAMOS ASSIM.

QUERO QUE VOCÊ VÁ ATRÁS DESSAS RESPOSTAS.

ENCONTRAMOS-NOS DEPOIS NO HOTEL. VOU CONVERSAR COM O DELEGADO QUEM SABE ELE ME DIZ ALGO DE INTERESSANTE.

-----------------------------------------------------------

NA DELEGACIA DISSERAM QUE O DELEGADO SE ENCONTRAVA NO BAR DO COCO ENTÃO FUI ATE LA.

EU O ENCONTREI JUNTO AO BALCÃO PARECIA JÁ ESTAR UM POUCO ALTO.

-BOA TARDE, DELEGADO!

-OLHA QUEM ESTA AQUI, NOSSO AGENTE DA CAPITAL. VAI TOMAR O QUE? MAIS DESDE JÁ QUERO TE ALERTAR QUE A CACHAÇA DAQUI NÃO È COMO A DE SÃO PAULO.

A DAQUI È FEITA PRA HOMEM DE FIBRA COMO È TODO NORDESTINO.

-OBRIGADO, MAIS EU NÃO BEBO.

-BOM PRA VOCÊ! DISSE O DELEGADO TOMANDO MAIS UMA. EU ESTOU NA MINHA FOLGA SE QUISER SABER.

BEM COMO VÃO AS INVESTIGAÇÕES?PERGUNTOU.

-VÃO MAL, ATE AGORA NADA. O QUE O SENHOR PODERIA-ME DIZER SOBRE MOE E SEUS IRMÃOS.

-EU? NADA, NEM O CONHECIA. SEI TANTO QUANTO VOCÊ.

NÃO SOU DAQUI EU SOU BAIANO FUI TRANSFERIDO PRA CÁ Há DOIS ANOS, E NÃO ESTOU A PAR DO PASSADO DOS CIDADÃOS DA CIDADE. O QUE VOCÊ DEVE FAZER E PROCURAR O ANTIGO DELEGADO O VELHO LIMEIRA.

ELE MORA NUM SITIO AQUI PERTO.

NISSO UM DOS FREQUENTADORES DO BAR SE OFERECEU PARA LEVAR-ME AO TAL SITIO.

ENCONTRAMOS O VELHO DELEGADO NA VARANDA DA CASA TIRANDO UMA SONECA MAIS AO SABER DE NOSSA PRESENÇA MOSTROU-SE MUITO RECEPTIVO.

-SENTEM-SE! SÓ UM MINUTO. (ZEQUINHA!)GRITOU.

ONDE ANDA ESSE MOLEQUE QUANDO PRECISAMOS.

-TO AQUI, VOZINHO!

-NÃO VIU QUE TEMOS VISITA MOLEQUE ,TRAGA ALGO PRA BEBERMOS.

-QUAL A DO ALAMBIQUE?

-QUALQUER COISA FORTE TO COM A GOELA SECA! VOCÊS ME ACOMPANHAM NÃO È?(TRÊS COPOS EM.)

DEPOIS FICOU UM MINUTO EM SILENCIO NOS OBSERVANDO ENQUANTO DAVA BAFORADAS EM SEU CIGARRO DE PALHA.

-VOCÊ EU CONHEÇO, MAIS QUEM SERÁ VOCÊ? DISSE APONTANDO PRA MIM.

-DESCULPE INCOMODAR O SENHOR EM SUA CASA TE TIRANDO DO SOSSEGO AQUI ESTÃO MINHAS CREDENCIAIS .

SOU O INSPETOR JOÃO QUINTA DO ESTADO DE SÃO PAULO E ESTOU INVESTIGANDO A MORTE DE CIDADÃES DA CIDADE OU PELO MENOS UM AINDA ERA.

-ERA ALGUÉM IMPORTANTE, UM POLÍTICO LOCAL, FAZENDEIRO OU ARTISTA, POIS TEMOS MUITOS AQUI.

-NÃO, ACREDITO QUE ERAM PESSOAS COMUNS.

-E PORQUE ALGUÉM SAIRIA DA CIVILIZAÇÃO PRA INVESTIGAR UM JOÃO NINGUÉM?

-O CASO È COMPLICADO VOU FAZER UM RESUMO...

E ASSIM FOI RELATADO AO VELHO DELEGADO O CASO DO LOBISOMEM TUPINIQUIM.

PERCEBI QUE AO FALAR DAS PERSONAGENS O VELHO FICOU EMOCIONADO.

-O VELHO PATETA. DISSE SE LEVANTANDO E PEGANDO OS COPOS QUE SEU NETO TROUXE. -O VELHO PATETA.CONTINUOU AGORA ENCHENDO NOSSOS COPOS.

UM GRANDE SUJEITO, MORTE TRISTE... EU TAMBÉM IA A FAZENDA ASSISTIR AO SERIADO. NÃO SEI SE SABEM ,MAIS FOI ELE QUE PAGOU MEUS ESTUDOS...DEVO MUITO A ELE.

SEUS FILHOS NÃO O PUXARAM, ERAM PREGUIÇOSOS E MALVADOS. TINHAM MAIS HAVER COM A IRMA DELE. A BELA DO MAL.ASSIM OS JORNAIS A CHAMARAM,O QUE TINHA DE BELEZA TINHA DE AMARGURA E VENENO .AS BRUXAS DAS ESTÓRIAS INFANTIS ERAM FADAS PERTO DELA.CONCLUIU COM UMA GOLADA QUE ESVAZIOU SEU COPO.

-QUE BOM QUE TOCOU NO ASSUNTO, QUE HOUVE COM ELA.

-FOI PRESA! TALVEZ AINDA ESTEJA. NUNCA MAIS SOUBEMOS NADA SOBRE ELA.

-O SENHOR ACHA QUE PODE TER SIDO ELA OU A SEU MANDO?

-DAQUILO SE ESPERA TUDO, AO SER PRESA JUROU QUE VOLTARIA PRA SE VINGAR. MAIS NÃO HA VINGANÇA PIOR QUE SEU LEGADO.

-QUAL?

-SEUS SOBRINHOS. AQUELES ERAM A BRUXA CUSPIDOS E CAGADOS,SE FOSSEM FILHOS NÃO SERIAM TÃO PARECIDOS.

EU EM AGRADECIMENTO AO VELHO PATETA TENTEI RETRIBUIR A BONDADE AO QUAL ELE ME PREMIOU.

FIZ O QUE PUDE POR SEUS FILHOS E ELES ME PAGARAM ME ROUBANDO E FUGINDO.

-SHEMP E CURLY NÃO È?DISSE.

-HUM... DOIS INGRATOS, AQUI TINHAM TUDO DO BOM E DO MELHOR, MAIS FUGIRAM QUANDO EXIGI QUE ESTUDASSEM. LIMPARAM UM COFRE QUE EU TINHA,NEM TINHA MUITO DINHEIRO ELES ACHARAM QUE SERIAM FELIZES EM OUTRO LUGAR,SEI LA.

PIOR PRA ELES.

AGORA ESTÃO MORTOS, ELES TEM SORTE DE VOCÊ INVESTIGAR.

-E OS OUTROS TRÊS, MOE, LARRY E JOU?

-O MOU E O LEURI VIVIAM NO QUE RESTOU DA VELHA FAZENDA DO PATETA, AGORA O JOU ESSE NÃO SABEMOS.

-CONVERSEI COM O ANTÔNIO E O JOSE QUE ENCONTRARAM O CADÁVER DO MOE E ELE DISSE QUE ACONTECEU ALGO COM O JOE MAIS NÃO SE LEMBRAVA O QUE.

SERÁ QUE O SENHOR SE LEMBRA?

-FOI Há MUITO TEMPO, EU ERA SOLDADO EM UMA CIDADE LONGE DAQUI MAIS ME LEMBRO QUE MEU IRMÃO DISSE QUE O GAROTO ENLOUQUECEU OU COISA ASSIM.

-ONDE EU ENCONTRO SEU IRMÃO?

-NO FUNDO DO RIO, MORREU AFOGADO,SEU CORPO NUNCA FOI ENCONTRADO.

-SINTO MUITO, DESCULPA NÃO SABIA.

-ORAS A VIDA È ASSIM. O SENHOR JANTA COMIGO?

-OBRIGADO MAIS TENHO DE RECUSAR TENHO MUITO A FAZER E POUCO TEMPO. FOI UM PRAZER CONHECÊ-LO.

-ORAS, EU FIQUEI CURIOSO COM O CASO, ASSIM QUE SOLUCIONAR O MISTÉRIO TODO VENHA ME CONTAR E DESSA VEZ FIQUE PRA COMER E CONVERSAR.

-COM MUITO PRAZER,BEM ME DE LICENÇA. DISSE JÁ SAINDO.

AO SAIR TIVE A IMPRESSÃO QUE ELE DISSE MENOS DO QUE SABIA.

POIS SEU OLHAR ME GUIOU ATE QUE EU SUMISSE DE SUAS TERRAS.

SEM CONTAR O CAPATAZ MAU ENCARADO QUE ME VIGIOU O TEMPO TODO E QUE AO ME VER SAIR FOI FALAR COM O PATRÃO APONTANDO PARA MIM.

CONTINUA.