Começávamos  trabalhar na Aduana  às  sete horas . E  Romena  ,a paraguaia , logo chegava   para nos vender chipas ainda quentinhas . A  cesta equilibrada na cabeça  onde os longos cabelos negros  trançados   emolduravam seu rosto, os olhos negros  e o sorriso   sempre  bailando  nos lábios  rosados completavam  o quadro de  uma mulher jovem e bonita.No colo , a bela Romena trazia sempre um bebê  .Provavelmente  ,seu filhinho.  Quadro comum aqui na fronteira. Quando  um de nós oferecíamos para segurar  a criança ,enquanto ela fazia suas vendas  ,ela agradecia e  recusava ,dizendo estar bem assim.
Após uns três meses  dessa rotina ,um dos auditores ,mesmo gostanto   tando de comer as deliciosas chipas , começou desconfiar .
Porque ela trazia sempre  a criança.?  Comentou com um  colega.
- Esqueça  isso. Só porque ela é linda? Está interessado , é? Os homens paraguaios são bravos.
      José pensou esquecer  mesmo,mas  cada vez que a vendedora chegava , uma mosquinha soprava em seu ouvido:
-  Alerta! Aí tem algo errado.
    Não comentou mais com  ninguém  e tomou uma decisão ..Seguiria  a paraguaia .  Se fosse só desconfiança sua ,  voltava  e o assunto morria ali. Mas ele tinha  que tirar essa dúvida de sua cabeça.
 
     Na quinta-feira ,último dia da semana que  ela  vendia chipas , ele  com carro descaracterizado, boné, óculos escuro  ficou esperando próximo a um ponto de ônibus, mas Romena nem entrou no ônibus ou táxi, um carro  preto a esperava.
José começou a pensar ( minha  intuição está certa).Era cedo para isso.  acelerou o carro  e começou acompanhar  o carro preto.
Cruzaram  toda a cidade   e tomaram a Rodovia das  Cataratas.    Pensou, talvez ela tenha algum parente por ali, quem sabe o homem do carro preto seja apenas seu marido ou um parente. Cogitou.
 
      Mas  o carro  misterioso parou em um hotel    não compatível  com a profissão dela.  José  ficou esperando que entrassem.  Mas só ela e a criança ficaram.
Uma hora depois  ele foi até a recepção  e perguntou se tinha quartos disponíveis.
    -Temos  sim. o último ,se o senhor aguardar um pouco, pois   a última suíte, um casal  acabou de hospedar-se .
     -Fico no quarto mesmo ,sem  problemas. Mas o senhor poderia me dizer  quem são esses hóspedes ? Um casal amigo meu, com um bebezinho também estava procurando um hotel próximo  do aeroporto.  Vieram na minha frente. Estão de viagem. Ela se chama Romena Martinez.
      -A hóspede que acabou de entrar tem essas característica só que  ela se chama  Mirtes  Rodriguez.
     Ah! Eles devem ter se hospedado em outro hotel próximo daqui então.
       José foi para seu quarto  e procurou não sair  até à noite , mas à tarde  desceu para caminhar um pouco   .Sentou para tomar um suco e surpresa ...
-Uma jovem senhora , morena , corpo esbelto , cabelos castanhos . roupa esportiva  sentou-se numa mesa  um pouco longe da  dele.Ela  trazia um bebê  no bebê conforto.
      Novamente  ele pensou ,estou no caminho certo, mas preciso  desatar  esse nó. Há perguntas ainda   sem respostas.
- Ele  já tinha verificado no estacionamento e o carro não estava  lá. Quem sabe  o homem só veio trazê-la.Um parente , talvez. .
Restava os   seguir os passos dela .  Pensou perguntar novamente  para o rapaz da recepção mas ele poderia desconfiar.
       Foi então que viu a mulher  suspeita , falando ao celular  e tirou um papel que parecia  um  bilhete de passagem. Levantou ,disfarçando em direção à piscina, parou num quiosque. Sim ela estava ligando para o aeroporto.
 Claro  ela ia viajar  e de avião. O hotel  era próximo do aeroporto.  Ah! e o horário, como ele descobriria.?
       Ligou para a central  do Posto da Receita Federal do aeroporto e pediu que investigassem para onde  uma senhora  com aquele nome e as mesmas características   possivelmente viajaria naquela data. Contou sobre suas suspeitas  e que ela ainda poderia  ter outro disfarces.
 
        Ficou na espreita, checou todos os vôos  que sairiam de Foz do Iguaçu naquela data.   Mas à noite   a RF o avisou que  havia sim uma suspeita de tráfico internacional de bebês. Só que nem  um dos dois nomes estava na lista. Porém já tinham  contatado a Polícia Federal do aeroporto para   ficar  alerta  sobre o caso  pois o passaporte   tiraria todas as dúvidas ,se fosse vôo internacional.
  Outro dia de manhã  ,o auditor José  tomou um cafezinho pegou um jornal  e ficou no saguão. Logo a mulher  desceu  elegantemente trajada  num vestido preto justo , agora com  outra cor de cabelo ,uma pequena  maleta  e o bebê no colo.
O  rapaz da recepção disse  para  a  estranha hóspede  que o táxi já estava  esperando.
   José  também pegou seu carro  e acompanhou o táxi  de longe. Queria   saber o desenlace  dessa história  da bela Romena ou seja  lá que nome  tivesse. No balcão de chek in  a paraguaia  foi encaminhada  para a sala da  Polícia  Federal e  lá ficou.
José  ainda descobriu  ,que  vendedora de chipas  deliciosas não se chamava Romena, nem Mirtes, o nome do passaporte era  Martina  Rojas,não era paraguais e sim chilena  e traficava bebês  para países  como Itália,Espanh e outros a mais de um ano.
No outro dia  os meios de comunicação local e nacional davam notícia:
'Mulher paraguaia presa  no aeroporto por tráfico de bebês"
José cumprira  sua missão , curiosidade e intuição  certas.
 Ps. Qualquer semelhança com fatos reais pode ser  mera coincidência.