Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rio de Janeiro - Uma Divisão Que Me Angustia

Eu, como todo brasileiro, tenho a cidade do Rio de Janeiro tatuada no coração, com muito orgulho.
A cidade do Rio de Janeiro é na verdade a carteira de identidade do Brasil.
O Brasil é todo belo e a cidade do Rio de Janeiro é a capital dessa beleza.
É por isso que dói descobrir a cidade do Rio de Janeiro dividida ao meio. Logo a cidade do Rio de Janeiro, onde a mistura de todas as raças, de todas as classes, de todas as crenças convive exemplarmente sem distinção.
Basta sentar num ônibus e logo se tem uma boa conversa. É a catadora de latinha que andou a pé do Leblon a Copacabana, na busca de seu ganha pão, sorrindo, conversando com todos contando as suas peripécias para ver os navios estrangeiros ancorados em alto mar. E ela tem todas as informações sobre eles. Quantos andares, quantos turistas, o que eles fazem. E não existe inveja nas palavras, apenas muito orgulho de estar oferecendo a eles toda a paisagem.
Alegre e feliz, cantarola o samba de sua escola do coração e entusiasma a todos com a sua euforia. Consegue contaminar de felicidade até o mais sisudo do cidadão.
Por isso, é com tristeza que vejo a cidade do Rio de Janeiro dividida. Um túnel que deveria ser um agente de ligação, agora se impõe como fronteira.
A cidade do Rio de Janeiro, atualmente, tem duas vidas. Uma antes do túnel e a outra depois do túnel, ou vice-versa.
Infelizmente, posso constatar isso a partir do momento que tenho duas pessoas queridas que moram no Rio, uma no Flamengo e a outra na Barra da Tijuca e só se encontram fora do Rio de Janeiro.
- O porquê?
Não é preciso responder. Basta abrir os jornais ou ver TV para saber.
Eu, entretanto, não consigo esquecer que o Brasil é um só. E por mais que se explique a queda de braços entre governo federal e governo estadual, não consigo me convencer de que toda uma população seja menosprezada por um e por outro.
A cidade do Rio de Janeiro demanda paz. A cidade do Rio de Janeiro demanda alegria, que aos poucos vai sendo minada.
A cidade do Rio de Janeiro não pode virar apenas uma saudade. Ela é, por natureza, o braço que acolhe quem no Brasil chega e nós brasileiros temos obrigação de unir nossos gritos, nossas forças à alegria e descontração de todo o povo carioca em prol da reunificação dessa cidade tão amada e da qual temos, com toda razão, muito orgulho.
Rosa Berg
Enviado por Rosa Berg em 30/01/2006
Código do texto: T106064

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Rosa Berg
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
509 textos (71921 leituras)
30 áudios (5857 audições)
2 e-livros (2212 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 21:34)
Rosa Berg