Conversando com Joana, de Clarice Lispector.

Conversando com Joana, por Gabriella Gilmore.

(Inspirado na história de Clarice Lispector “Perto do Coração selvagem”)

-Não estou aqui para questionar seu furto, mas sim saber o que te impulsionou para fazê-lo e como se sentiu depois do flagrante da sua tia. Questionou o professor.

-Roubar é errado quando você sente medo. (pausa) Eu não senti nada. Retrucou Joana.

-Não sente receio do inferno? A bíblia diz claramente a respeito de roubar.

-Não.

-Não o que? Não sente medo do fogo eterno ou não sabia sobre esse mandamento bíblico?

-Simplesmente, não!

-Assim será difícil te ajudar Joana. Diga-me, o que é certo e o que é errado?

-Não sei...

-Mas isso não é resposta. (pausa) Você deve ter um leve saber sobre isso, sobre a diferença.

-Mas há coisas que são erradas para uns e para outros não, oras! Como poderei saber? O meu limite é a dor. Se não me doeu em nada, significa que não é tão mal assim.

-Se você tivesse outro pai, este estaria se remoendo no túmulo. Mas me diga, por que tantas questões, tanta busca se você insiste em ficar só no “Não sei” “Talvez”?

-Se eu tivesse todas as respostas eu não precisaria mais estar à procura.

-E isso é ruim?

-Não. Mas seria chato.

-Então ter tudo pronto é chato?

-É. Eu me mataria.

-Você peca só em falar.

-Pecado. Pecado. Acho que essa palavra significa limite, não?

-Por quê?

-Porque às vezes você não faz algo porque é “pecado”, então você volta atrás.

-O que você mais gosta?

Ela pensou, pensou, deu um leve sorriso e respondeu:

-Não sei. Não SEI!!!

-Mas você fez uma cara tão contente de que sabia o que ia responder!

-Mas talvez o que eu goste hoje não venha a gostar amanha!

-E se eu mudar a pergunta?

-E se eu não quiser responder? Perguntou ela já enjoada do papo.

-Bem... (pausa)

-Às vezes sinto dor sabe? Disse ela interrompendo o silêncio. Sinto frio na barriga com certas perguntas e até com certas dúvidas.

No fundo ela não sabia aonde o professor queria chegar, já que sobre o furto eles não mais tocaram no assunto.

-Olha Joana, nunca sofra por não ter opiniões em relação a vários assuntos. Nunca sofra por não ser uma coisa ou por sê-la.

-E o que vai acontecer comigo?

-(silêncio) Não sei.

Gabriella Gilmore
Enviado por Gabriella Gilmore em 07/07/2008
Reeditado em 17/09/2015
Código do texto: T1069678
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2008. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.