Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CONCEITOS DE AMIZADE

CONCEITOS DE AMIZADE
Marcial Salaverry

Nossa Geografia mudou muito.  Com tantas guerrinhas e revoluções, apareceram diversos Países novos, cujos nomes são até mesmo bastante complicados.  Dentre esses países novos, tem um, que apesar de pouca idade, já tem alguns provérbios interessantes.  Vejam este provérbio chinês (da China, um desses países novos...): Difícil é ganhar um amigo em uma hora; fácil é ofendê-lo em um minuto.  Apesar de novo, este povinho já consegue transmitir uma mensagem tão interessante. Prá vocês verem que a idade tão tem nada a ver com a sabedoria...
Realmente, para se conseguir ganhar a confiança de uma pessoa, a ponto de ela poder chamá-lo de amigo, você tem que  mostrar, por A+B que merece ser assim chamado, pois a amizade é um conjunto de coisas que ligam duas ou mais pessoas, sem que hajam interêsses outros de permeio.  Depois que ela se instala, você começa a se interessar pelas coisas do amigo (a), descobrindo que existe sempre algo em comum, seja na maneira de pensar, seja na de agir.  Se não houver uma espécie de comunhão, nem que seja de idéias, fica mais difícil, pois um sempre tem que ter algo a dizer para o outro.
Agora, para que essa amizade se reduza a pó, não é muito difícil... Quantas vezes inconscientemente dizemos alguma coisa que fere alguém.  Quantas vezes, sem a mínima intenção de ofender, ofendemos algum amigo. Nesses casos, quase sempre o que falta é comunicação.  Quantas vezes alguém se sente magoado com algo que você disse (e vice-versa) e não procura um esclarecimento para tal atitude.  Limita-se a afastar-se do já chamado ex-amigo.  Por outro lado o, digamos, ofensor também tem a mesma atitude, pensando: pô... não fiz nada, e ele se afastou ? Bem... se prefere assim, assim seja.  E por uma bobagem não devidamente explicada, terminam-se muitas amizades, bem como muitos romances.
Crianças, aprendam a comunicar-se mais.  Não sejam como as ostras que, quando irritadas, se fecham em suas cascas.  Se por acaso alguém, algum amigo lhe magoou, procure comunicar-se, abra seu coração, e possivelmente você terá surprêsas agradáveis.  Você poderá saber que esse amigo não teve a mínima intenção de ofender, fê-lo involuntariamente.  E, claro, sabendo do porque de seu silêncio, de seu afastamento, evitará incorrer no mesmo erro.  Vai daí que... tudo como dantes no quartel de Abrantes, a amizade poderá ser recuperada, e voltar ao mesmo nível anterior.  A comunicação, meus amigos, é a melhor maneira de se dirimir dúvidas.  Concorda ?
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/02/2006
Código do texto: T109857
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19836 textos (1961235 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 04:43)
Marcial Salaverry