Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Aprenda a Viver o Momento Presente


 
A nossa paz mental é determinada, em grande parte, por nossa capacidade de viver o momento presente. Independente do que aconteceu: ontem, no ano passado ou o que nos possa acontecer amanhã. O momento presente é onde você está - sempre!
 
Sem dúvida, muitos de nós aprendemos a arte neurótica de perder nossas vidas, preocupando-nos com uma variedade de coisas - tudo ao mesmo tempo. Deixamos os problemas passados e as preocupações futuras nos dominarem atualmente. E com isso, acabamos ansiosos, frustrados, deprimidos e desesperançados.

Por outro lado, adiamos, igualmente, nossa satisfação e felicidade, nossas prioridades estabelecidas, convencendo-nos de que "algum dia" será melhor do que hoje.
 
Infelizmente, a mesma dinâmica mental que nos diz para olharmos para o futuro se repetirá infinitamente, para garantir que este "algum dia" nunca aconteça. John Lennon certa vez disse "a vida é algo que acontece enquanto estamos ocupados, fazendo outros planos”. Quando estamos ocupados fazendo "outros planos", nossas crianças estão ocupadas crescendo. As pessoas as quais amamos estão modificando-se e morrendo, nossos corpos estão ficando fora de forma, nossos sonhos se esvaecendo.
 
Em resumo, estamos aproveitando mal a vida. Muitas pessoas vivem como se a vida fosse um ensaio, de figurino, para alguma festa posterior. Não é. Na verdade, ninguém pode ter a garantia de que estaremos aqui amanhã. Agora é o único momento que temos e podemos controlar. Quando nossa atenção está voltada à atualidade, apagamos o medo de nossas mentes.
 
Medo é a preocupação que temos com relação a eventos que poderão acontecer no futuro - não teremos dinheiro suficiente, nossos filhos enfrentarão dificuldades, ficaremos velhos e morreremos, seja o que for. Para combatê-lo, a melhor estratégia é aprendermos a atrair nossa atenção para o presente.
 
Mark Twain disse: "passei por coisas terríveis em minha vida, e algumas delas de fato ocorreram”. Acho que não saberia dizer melhor do que ele.

Pratique concentrar sua atenção no presente. Seus esforços renderão “dividendos”.



Ivete Tayar
(autora)

Direitos Autorais Reservado
Lei nº 9.610
Ive
Enviado por Ive em 14/02/2006
Código do texto: T111704
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
217 textos ( leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 20:14)