Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

éter na idade

Se dermos aso a isso, corremos sempre o perigo de nos tornarmos escritores.
Se ser poeta é uma coisa pacífica, eu julgo-me o que quiser e se (não) quiser não digo a ninguém...
Ser escritor é um perigo, porque pode tornar-se uma necessidade e outra coisa não é, é uma necessidade de escrever.
Ser poeta é completamente diferente doutra coisa qualquer, ser poeta é ser Homem na mais completa acepção da palavra.
Um poeta não precisa de escrever, precisa de poesia, encontra-a. Sinto-me tão poeta a ler como a ouvir música, ou a olhar para uma pintura, comer, ou outra coisa qualquer.
A poesia é uma espécie de segunda natureza que é a nossa primeira natureza, a poesia é a descoberta que a nossa sensibilidade forma em nós uma linguagem própria.
Sou poeta a partir do momento que descubro que gosto, sinto, tenho necessidade das palavras e começo a trabalhá-las em Poesia. Esta é a definição prosaica de poeta: o que escreve Poesia, fazendo poesia.
Cuidado com a ideia de se ser escritor, um poeta a tempo inteiro é um perigo. Primeiro para ele mesmo, depois para a sociedade.
O perigo para ele é começar a viver no Mundo da Lua, para a sociedade será ter do aturar. Poder-se-á sempre dizer: - Há perigos que vêm por bem!?
Há algo de actividade onanista nesta coisa de escrever: satisfaço-me, posso satisfazer-me sozinho, da vontade de dizer... coisas.
Se por um lado encontro e_ter_na_ida_de... palavras, pois “a poesia é eterna enquanto dura”, por outro, pode não durar mais que um instante. Já o Mundo da Lua é viver no “éter da idade”...
Diziam os filósofos com aspas e sem aspas... que o espaço era preenchido pelo éter, andar preenchido pelo éter das palavras... deu para fazer esta crónica.

{Ontem a CV disse daqui a 40 anos quando estivermos velhinhos... Deixei passar, dizer OK: o quê? Toda a ficção se faz de pequenas coisas e, resumida é uma ideia, seja ela qual for.}
Francisco Coimbra
Enviado por Francisco Coimbra em 20/02/2006
Código do texto: T114091
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Francisco Coimbra
Portugal
785 textos (310483 leituras)
37 áudios (39565 audições)
1 e-livros (148 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 07:02)
Francisco Coimbra