Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

         Dá Licença? 


          Rosa Pena



Fui bombardeada por não ter gostado do show dos Rolling Stones.
Fui bombardeada por achar os Beatles muitíssimo melhor, aliás é a banda do século.
Fui bombardeada por ter gostado do U2, que não é a melhor banda do mundo, por fazer um show pirotécnico para o público vibrar, assumidamente espetáculo. Bono cantou seus sucessos e mais quem? A melhor banda do século. Beatles. 

Onde faltei com respeito aos Stones, como em alguns e-mails que recebi afirmam?
Não gostar é desrespeitar? Alguém vai a um show para não vibrar? 

Bem, nem sei se vale a pena eu tentar explicar, mas lá vai.
Show ao vivo para mim é show. Luzes, ação, movimentação e principalmente atender a platéia. Fazê-la se sentir integrante do espetáculo. U2 fez isso. Fora que o guitarrista, fala sério, toca pra cacete, independentemente de ser o melhor do mundo.Bono fez o que o povo esperava. Declarou-se apaixonado pelo Brasil. Foi romântico, foi sedutor, usou todos os recursos para encantar e encantou, sem ser a (o) melhor do século.  A melhor? Beatles. 

Os Rolling Stones fizeram um show para a crítica confirmá-los como a melhor banda do século; não é. Fez um show onde a platéia serviu apenas de cenário. A melhor? Beatles. 

Sou movida a música. Considero que existe uma diferença imensa entre assistir um show e ouvir um CD.
Ney Matogrosso ao vivo é impecável. Mas em cd fica razoável.
João Gilberto ao vivo é intragável. Mas em cd é um primor.
Os Stones, repito que não pela idade, pelamordedeus jamais falei isso, foi um show
abaixo de qualquer expectativa para quem tem os cds deles. Eu tenho todos, não sei se quem está me criticando tanto, tem. É uma boa banda, mas não a melhor do século. A melhor? Beatles. 

U2 fez o que se esperava. Levou ao delírio quem foi assistir. Tenho todos cds deles; eles se confirmaram como uma banda romântica, como uma banda que tenta falar de igualdades e de paz. Não é a melhor banda do século. A melhor? Beatles 

Não assisti aos Beatles ao vivo em solo terrestre. Assisti o Paul aqui. Ele foi muito além de qualquer cd, porque ele se ultrapassa a cada momento, se é que é possível.
Enfim, onde fica meu direito de expressão de gostar ou não? Todos possuem o direito de discordar de mim, mas sem agressão. Estou no vigésimo e-mail, onde em todas as escalas sou atingida por gostar mais de um show do que de outro, por comparar Beatles e Rolling Stones.

Dá licença?
Licença para achar os Beatles os melhores do mundo, licença para achar o Mick Jagger um pretensioso, licença para gostar de mamão, licença para ser Vasco, licença para achar azul mais bonito que amarelo, exceto em submarino, licença para achar o Chico Buarque tudo de bom, licença para achar o Oswaldo Montenegro um chato.
Quem quiser pode falar mal, pois eu não sou a melhor.

 A melhor? Beatles. 



imagem/ Beatles e Rosa Pena.. arte Sil Sabóia
Rosa Pena
Enviado por Rosa Pena em 22/02/2006
Reeditado em 01/10/2008
Código do texto: T115174
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre a autora
Rosa Pena
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil
960 textos (1419372 leituras)
48 áudios (24767 audições)
33 e-livros (29020 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 13:56)
Rosa Pena

Site do Escritor