Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Crédito:A foto do site www.circo81.blogger.com.br


8 de Março - UM DIA PARA NÃO SE ESQUECER


A história não pode, nem deve  ser esquecida. Em diversas fases até para não ser repetida.

Em 8 de março de 1857, na cidade de Nova Iorque, cento e trinta operárias de uma fábrica de tecidos ocuparam a fábrica para reivindicar melhores condições de trabalho, redução da carga horária diária de dezesseis horas de trabalho, salários equiparados aos dos homens.

Nessa época as mulheres recebiam até um terço do salário dos homens para fazerem o mesmo tipo de trabalho.

Essas guerreiras mulheres foram trancadas dentro da fábrica e mortas queimadas.

Numa conferência na Dinamarca, em 1910, ficou estabelecido que o 8 de março passaria a ser o "Dia Internacional da Mulher", em homenagem as mulheres que morreram na fábrica em 1857.

A data só foi oficializada, através de um decreto pela ONU, no ano 1975.

Este é um dia para lembrarmos de todas mulheres do mundo que são violentadas pelas leis do mundo e pelos homens.

Não podemos esquecer de Amina Lawal nigeriana que em 2002 estava condenada a morte por ter dado à luz a um filho ilegítimo.

Não podemos esquecer das "Madres da Plaza de Mayo", na Argentina, que já foram chamadas de "Loucas da Praça de Maio" por nunca terem desistido de lutar por respostas pelo desaparecimento de seus filhos políticos durante o regime militar.

Não podemos nos esquecer das "Boas Mulheres da China" oprimidas sobre o peso do totalitarismo político e repressão sexual e, ainda hoje, a mulher chinesa é destinada a se casar não importando se goste ou não, se é amada ou desrespeitada pelo marido. O divórcio ou separação está fora de discussão. Uma vez casada, ela está casada para sempre e pertence à família do marido, exatamente como na sociedade feudal. Ela deve gerar filhos, possivelmente homens, para o marido e fazer sua vontade.

Não podemos nos esquecer de tantas mulheres brasileiras que sofrem com a violência psicológica, física e abuso sexual. Além, é claro, de continuar recebendo menos do que os homens para a execução de um mesmo trabalho.

Por todas as mulheres do mundo, não podemos esquecer o dia 8 de março.









Rosa Berg
Enviado por Rosa Berg em 08/03/2006
Reeditado em 22/11/2008
Código do texto: T120453

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Rosa Berg
Juiz de Fora - Minas Gerais - Brasil
509 textos (71906 leituras)
30 áudios (5857 audições)
2 e-livros (2212 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 16:28)
Rosa Berg