Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UM BELO POR DO SOL



Com esta chuva toda, vamos imaginar um dia de sol...
Osculos e amplexos,
Marcial

UM BELO POR DO SOL
Marcial Salaverry

 Sempre considerei o por do sol um dos mais belos espetáculos que o Amigão nos proporciona, e ele nada nos custa, podendo ser apreciado por todos.
O incrível colorido que o céu assume no arrebol é algo que extasia qualquer pessoa com um mínimo de sensibilidade.
Também é a hora que as aves voltam para os ninhais,  sempre fazendo belíssimas evoluções no céu, como que se despedindo do dia. Quem já apreciou as revoadas das aves no cair da tarde, sabe bem do que estou falando, pois é algo deslumbrante. Quem mora perto do Pantanal, sabe bem o que é isso...
É quando nos preparamos para o descanso... embora alguns comecem a se preparar para mais uma noite de trabalho, ou de diversão.  É apenas uma questão de opções de vida, ou de adequação às suas necessidades.
Li  uma mensagem muito interessante sobre o por do sol, de autoria de L’Inconnu. Vejam:
“Contemplar, com os olhos da alma a plenitude do por do sol qualquer um pode fazê-lo, mas poucos, porém, voltam-se para a grandeza divina ali manifestada.”
Realmente, todos podemos apreciar a beleza do astro-rei se pondo, basta que tenhamos a disposição para encher nossos olhos e nossa alma com o espetáculo, e que saibamos apreciar o que na realidade é uma obra de arte.
Basta nos quedarmos em silêncio, apreciando a descida do sol na linha do horizonte, sendo substituído pela escuridão da noite, e nossa alma poderá sentir como Deus sabe das coisas.
Basta imaginarmos o que realmente pode representar essa noite surgindo.  Podemos meditar e pensar que pode ser algo como um pequeno filme de nossa vida, representada pelo dia que está findando.
Nesse dia de sol, tivemos a parte da manhã, algo como que nossa infância, pois temos mais energia, sempre fazemos mais coisas e temos mais disposição na parte da manhã.
Na parte da tarde, podemos considerar como sendo nossa juventude, pois ainda temos boa disposição para as atividades do dia a dia, mas a energia já é um pouco menor... já começamos a pensar no repouso que a noite nos trará.
O por do sol, é como a divisão entre a juventude e a maturidade, a energia já é menor. Nossa atividade normalmente se reduz no fim do dia.
Quando os últimos raios do sol cedem lugar para a noite... normalmente estamos cansados das intensas atividades do dia, e já nos encontramos em preparativos para descansar, como acontece com nossa vida.
Após todas as atividades que exercemos durante nossa vida, queremos aproveitar a noite para fazer coisas que nos tragam mais prazer, como se buscássemos uma compensação por tudo aquilo que fizemos durante o dia de nossa vida.
Então é lícito esperar que possamos ter uma noite tranquila. Afinal, por tudo o que fizemos durante o dia todo, merecemos um certo repouso. Nosso corpo pede por isso.
A noite avança... e vai terminar na madrugada... para tudo recomeçar quando o sol nascer de novo.
É exatamente por isso que devemos aproveitar bem o dia de nossa vida... e como melhor passarmos esse dia... evitando certos vícios que poderão abreviá-lo, trazendo mais cedo a escuridão total da noite.
O ideal é sempre arranjarmos um “horário de verão”, prolongando o dia o mais possível.
Claro... isto é uma analogia... existem pessoas que exercem suas atividades na parte da noite, apenas provocando uma inversão das coisas.  Para elas, o que é visto como o nascer do sol, será por do sol... Simples questão de ponto de vista... Não precisamos criar polêmica a este respeito.
Então, exatamente por isto, e em todos os sentidos, desejo a todos UM LINDO DIA.
 
 
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 12/03/2006
Código do texto: T122127
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19850 textos (1962176 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:36)
Marcial Salaverry