Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

BAIXO MÉIER

Arena revitalizada aos que transviados, perfazem-se! Teatro periférico exposto às óticas e digressões desvencilhadas de verdades esteticistas e autônomas, marginadas na bela urbe anacrônica. Deveras, loucura esvoaçada e determinismos ausentes nessa prosa escrita por quem àquele piso, de pedras portuguesas, recorria nos meses nus de insônias e incertezas.
Já passara pelas tardes de xadrez. Perdeu-se, ganhou-se. No entanto, também beijou-se durante décadas - nessa praça incisiva -, mais de oito, dez ou seis. Pois o circo triste neste estudo é inferido. Apresenta-se num espetáculo indefinido, inclinado à imperfeição de desvarios, sem que o dê alguma fé; sem que no jogo da habitual capoeira, roqueiros se cortem, todavia, na fogueira se queimem em TRANSA e REZA FORTE! O McDonald´s aglutina um “bom metal” de ricos e pobres. Ninguém corre! System of a Down, Ratos de Porão, Sheik Tosado, Planet Hemp, Sepultura e Ozzy Osbourne. Não esquecendo do reggae, do “back”, The Wailers... Saudoso Bob Marley! Contanto, o sustento do mundo está naquele viés. Donde és? És prole do Méier que se repensa à posteriori. Sobretudo, o caos não há de parar, sendo que o show deve continuar!
Eu me sortia ao veneno agnóstico da aurora local, e sonhava virgem entre os panos, pêlos, buscando intransponíveis similitudes em seus variados cantos. Mas a incompreensão rebateu! Mas nos subúrbios da Central, lamúrias cometeram uma tela sórdida, uma dor insólita, e eu, um tanto quanto abstrato, vinha ao passeio público vestido por costureiros badalados. Méier, panorama dinâmico e ateu! Mas na vida, na luta, na porra-louquice, na pala, na curva, fodeu!


*BAIXO MÉIER: UMA DAS HISTÓRIAS DA MINHA VIDA (RELATO DE UMA ÉPOCA

(RODRIGO DE OLIVEIRA - 2004)



OBS: UMA MODESTA HOMENAGEM AO BAIRRO TÃO QUERIDO!


NOTAS:

Méier – BAIRRO CONSIDERADO REFERÊNCIA DO SUBÚRBIO CENTRAL DO MUNICÍPIO DO RIO DE JANEIRO.

Baixo Méier- ESPAÇO, O QUAL, COMPÕE UMA GRANDE PRAÇA; UM ANFITEATRO; E UM PEQUENO AGLOMERADO DE BARES, RESTAURANTES E LANCHONETES, LOCALIZADO NO REFERIDO BAIRRO SOBRE O EIXO ENTRE À ESTAÇÃO DE TREM E A RUA MANOELA BARBOSA.
RODRIGO PINTO
Enviado por RODRIGO PINTO em 08/01/2005
Reeditado em 02/01/2010
Código do texto: T1316

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (RODRIGO DE OLIVEIRA). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
RODRIGO PINTO
Rio de Janeiro - Rio de Janeiro - Brasil, 98 anos
316 textos (19099 leituras)
2 e-livros (908 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 04:20)
RODRIGO PINTO