Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A Montanha Encantada

A Sra. Maria José Dupré escreveu vários livros para crianças,  com um  estilo  extremamente  agradável, simples e cativante. Quando meus filhos eram pequenos, toda noite, sentada à beira de suas camas, ia lendo até que adormecessem. E toda a coleção foi por mim, lida e relida, por três vezes: para o Rodrigo e o Lúcio, para o Sávio e o Cássio e para o Saulo. É difícil dizer de qual estória  gostamos mais. Só uma é mais triste: “O Cachorrinho Samba na Bahia”, que aborda a Guerra dos Canudos. A escritora soube, com maestria, direcionar o relato  do triste episódio  para o pequeno leitor, mesmo assim há passagens que dão  para  emocionar.
Um dos livros dela me levou de volta à infância. Toda a estória se passa  numa cidade de anões, situada debaixo da terra. São príncipes e princesas, que ali vivem e o portal  da pequenina cidade  é uma grande pedra, que fica relativamente próxima à  fazenda, onde as crianças passam as férias.
Como já morei numa fazenda, quando criança de quatro anos, pelo menos na imaginação, vivi  as situações das crianças/personagens do livro “A Montanha Encantada”.
Bem perto da casa de meus  avós,  havia  uma elevação no terreno, que para mim equivalia a uma montanha. E lá havia muitas pedras escuras. De longe,  observava aquelas pedras e  vinha à minha cabecinha,  que ali viviam pequeninas princesas, príncipes e até fadas.
E isto eu compartilhava com minhas irmãs menores, aguçando-lhes a curiosidade de ir até lá para conferir.
Para não quebrar aquela  magia, nunca fomos até às pedreiras. Seria uma invasão de domicílio.
E o encantamento perpetuava...

fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 03/04/2006
Reeditado em 03/04/2006
Código do texto: T132931
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204281 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 13:06)
fernanda araujo