CapaCadastroTextosÁudiosAutoresMuralEscrivaninhaAjuda



Texto

A LESMA NA ALFACE

Não foi a primeira lesma e nem saberia dizer quantas já achei, mas esta me intrigou . Coloquei-a no lixo junto às folhas sem proveito para que tivesse alimento enquanto aguardava um novo destino .Concentrada  que estava no mecânico ato de lavar, não percebi que o molusco escalara as folhas e tentava fugir.

Sentira a mudança de ambiente , embora dentro do lixo nada havia  além das folhas furadas que ela bem conhecia. Talvez a temperatura. Depois de um dia na geladeira, o cesto plástico deveria ser insuportável.

Com a ajuda de outra folha, empurrei-a de novo ao saco e ainda olhei  para garantir que  por lá ficasse. Eram  duas as alternativas: ou descer pelo ralo ou contentar-se com a companhia das folhas feias dentro do lixo. Inconcebível criá-la como animal de estimação . O destino das lesmas que chegam à cidade já está traçado: ou esgoto ou aterro sanitário.

Abandonar a lesma no lixo foi uma atitude cruel. O serzinho  me deixou apiedada. Na verdade, acho que naquele momento senti  uma certa identificação. A lesma e eu estávamos solitárias a repetir um ato de muitas vezes. Ela buscando alimento e sobrevivência e eu a preparar alimento e sobrevivência .

 Felizmente percebi que delirava. Lesmas não lavam as folhas. Lesmas não escolhem seu destino. Lesmas obedecem a instintos. Lesmas são hermafroditas. Lesmas não  se sentem  conscientemente solitárias e mais do que tudo... lesmas, além de alface, talvez comam abobrinhas... jamais as escrevem!



Maria Alice Zocchio
Enviado por Maria Alice Zocchio em 25/12/2008
Reeditado em 01/01/2009
Código do texto: T1352661
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (Cite o nome do autor). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.

Comentários

Sobre a autora
Maria Alice Zocchio
São Paulo - São Paulo - Brasil
130 textos (17679 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 16/09/14 12:27)