Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Vito Doido

Eu tive um vizinho, considerado doido, que morava no final do “beco”. E não foi por poucos dias. Foram muitos anos. Talvez uns vinte. Ele  ficava sempre nu em casa, mas havia uma cerca  toda recoberta pela erva “são caetano”  que dava uma frutinha  a que chamávamos de “boizinho”. Quando a plantinha ficava mais sequinha,  aí é que estava o perigo. Mas na rua ele sempre saía  bem vestido. Nós tínhamos muito medo dele, que sempre estava com uma bengala ou um pedaço de pau  e tinha reações constrangedoras de comportamento.

Às vezes, estávamos no quintal, ora cuidando das galinhas, ora pegando alguma fruta, ou mesmo brincando, quando víamos  aparecer em cima do muro, aquela cara mais estranha nos observando. Corríamos assustadas para dentro de casa.

E o que ele gritava altas horas da noite? Era um verdadeiro pesadelo aquele vizinho! Chamava-se Vitor. Corria o boato que ele fora um rapaz bonito, inteligente e que   fazia o Curso de Medicina. Quando um dia pirou e foi ser relojoeiro. E nosso temível vizinho!

Ele consertava os relógios e muitas pecinhas eram  retiradas como sendo inúteis e dispensáveis ao funcionamento da máquina!
Tem muita história  envolvendo o “Vito  Doido”: um  dia a  casinha dele  pegou fogo, enquanto ele estava na rua. Nós é que acudimos e ele “agradeceu”,  xingando palavrões!

De vez em quando ele desaparecia por uns dois ou três dias,  visitando parentes. Era  aquele sossego  no Beco!
Certa vez, ele foi para Goiás, na casa de uns conhecidos. Lá, ele foi atropelado, quebrando a “bacia”.  Depois de alguns meses, chegou a notícia de sua morte. E as crianças puderam brincar em paz , todas as tardes, naquele Beco sem Saída!




fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 08/04/2006
Reeditado em 16/09/2006
Código do texto: T135758
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204252 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 08:41)
fernanda araujo