Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

CONVERSAR SOBRE A ÁFRICA

A história de um sonho realizado...
Aliás, dois sonhos...
Osculos e amplexos,
Marcial
 
CONVERSAR SOBRE ÁFRICA
Marcial Salaverry

Sempre é interessante falar sobre aquilo que vivemos. Apenas é preciso "puxar" aquilo que está recolhido lá no fundo da memória.
Em 1969 decidi realizar um velho sonho, e fui tentar a sorte na África. Mais exatamente no Congo, onde fiquei, com esposa e dois filhos, por 3 anos.
Quando voltei, simplesmente retomei a vida no Brasil, e fui tocando o barco, sempre trabalhando como vendedor, na "velha briga" para sustentar a família, um mal que aflige a grande maioria da população brasileira que não tem a sorte de ganhar os mensalões da vida.
Passou o tempo, e a África ficava cada vez mais perdida em minhas recordações. Até a chegada da aposentadoria.
E resolvi atender ao que a família dizia, ou seja, que eu deveria começar a usar o computador.
E aí começou outra fase de minha vida. Descobri dentro de mim algum talento para escrever. E algumas amigas me estimularam a escrever sobre o que tinha vivido na África.
Descobri que minha memória ainda funcionava, e que as aventuras lá vividas, fluíam nítidas em minhas lembranças. E comecei a escrever o que se chamou "Aventuras na África", publicando alguns capítulos na Internet. No Mais de 50, no ProsaePoesia, no Razão de Viver.
E havia o sonho de editar o livro contando essas aventuras. Mas por isso ou aquilo, esse sonho sempre ficava em plano secundário.
Até que apareceu uma amiga que deu o empurrão necessário. Ela não quer que eu diga seu nome, mas acho que todos sabem que é uma grande amiga, nossa querida Walkyria. E o livro saiu. Está aqui, cheio de elefantes, leões, hipopótamos pulando no meu colo. E alguns pigmeus de quebra...
E veio outra amiga , a Valentina da Edicon, que acabou me arranjando uma entrevista na RIT (Rede Internacional de Televisão), dando-me uma oportunidade de falar sobre esse meu sonho insano, que acabou sendo a mais marcante experiência de minha vida.
E lá fui eu para enfrentar uma entrevista na Televisão. Não foi exatamente a primeira vez, mas desta vez eu iria falar sobre "aquele sonho louco"...
De repente, fui chamado para enfrentar as câmeras. E o entrevistador, Pastor Eber Coccatto, certamente percebendo que eu não estava exatamente à vontade, foi simplesmente fantástico, conseguindo colocar-me como se estivesse na sala de casa, batendo papo com um amigo.
Não me sentia enfrentando uma entrevista televisiva, mas sim, na minha sala de visitas, papeando com um velho amigo. Só faltou a cervejinha e o queijo provolone...
E rolou o papo sobre o Congo, e descontraidamente, falei alguma coisa sobre o que foi minha vida lá. Dizem que fui bem, que tudo correu bem. Só sei que quando terminou aquela meia hora que eu tanto temia, deu impressão que haviam transcorrido apenas 5 minutos...
Àqueles que assistiram, e que gostaram, meus ósculos e amplexos.
Ao Pastor Eber, meu amplexo mais fraterno.
À equipe da RIT, que foi notável prestando-me toda ajuda necessária, nem sei como agradecer.
Gerlaine, Anna, vocês foram simplesmente fantásticas.
Falei algo sobre o livro, que foi mostrado para quem conseguiu assistir ao programa.
O livro UM BRASILEIRO NA AFRICA está aqui, prontinho.
A Livraria Nobel de Santos acreditou nele, e o colocou em destaque na loja. E estamos programando uma Noite de Autógrafos lá. Só falta definir a data.
Bem crianças, certamente não poderei estar em todos os cantos para fazer um lançamento do livro, que, logicamente não vai estar em venda em todas as livrarias, pelo simples fato de eu não ser um escritor de renome.
Apenas sou um escritor que resolveu contar sobre um sonho realizado.
Quem quiser conhecer essa historia, pode entrar em contato comigo, via e-mail, para saber como adquirir o livro...
E nessa expectativa, simplesmente desejo a todos UM LINDO DIA.

 
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 09/04/2006
Código do texto: T136278
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19836 textos (1961241 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 08:12)
Marcial Salaverry