Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A TERRA EM EBULIÇÃO

Minha preocupação atual não é com o alto preço da gasolina e do álcool; não é com a operação Tapa Buracos implementada pelo governo brasileiro; não é com a Gripe Aviária que está se espalhando como epidemia pelo mundo afora; não é com a violência sempre crescente em nosso país; não é tão pouco com a Aids. Esta minha real preocupação, fundamenta-se no alarmante aquecimento da terra, principalmente porque notícias recentes veiculadas na imprensa mundial, expõem que a alta temperatura da terra alcançou patamares insuportáveis, e, o que é pior, segundo alguns, irreversível.

Há duas correntes de opiniões formadas sobre o assunto que tentam justificar esse grande aquecimento porque passa o globo terrestre. Uns não abrem mão de que a causa maior seria o efeito estufa, aliás, a mais defendida pela maioria de cientistas. Outros, como o cientista, Martin Keeley , geólogo e professor convidado na University College of London,  afirma enfaticamente, que o homem não é o responsável por mudança climática e para ilustrar sua afirmação, argumenta: “Nós que estudamos a história da Terra anterior à humanidade consideramos o atual debate sobre aquecimento global difícil de ser contextualizado. O clima muda, e é isso mesmo. Esperar a estabilidade permanente dos padrões climáticos demonstra uma falta de compreensão básica das complexidades e instabilidade do clima. Se o clima mundial não estivesse ficando mais quente, ele estaria se tornando mais frio. A estagnação não é alternativa”. “O aquecimento global é um golpe, aplicado por cientistas com interesses velados, que necessitam ter aulas de geologia, lógica e filosofia da ciência”. Por isso, pergunta-se , quem estaria com a verdade? Enquanto não surge a resposta, achou-se então por bem inserir abaixo a estatística de 2003 na Europa demonstrando um quadro assustador de mortes causadas pelo excesso de calor, sinalizando, quem sabe, o fim próximo da raça humana:
Estatística de mortes pelo calor na Europa em 2003
França:             11,4 mil
Itália   :           4,2 mil
Holanda:             1,4 mil
Portugal:            1,3 mil
Grã-Bretanha:       900
Espanha :           900
Fonte: BBC

Enquanto o calor vai fazendo suas vítimas, o mundo todo, preocupa-se com o derretimento acelerado das geleiras onde estão concentradas 70% das reservas de água potável de todo o planeta.




Amarú Inti Levoselo
Enviado por Amarú Inti Levoselo em 10/04/2006
Reeditado em 12/04/2006
Código do texto: T137090

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Amarú Inti Levoselo
Goiânia - Goiás - Brasil, 74 anos
91 textos (14599 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 18:31)
Amarú Inti Levoselo