Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rosas,Rosas Rosas (III):São Benedito das Rosas no barroco mineiro

Existe em Minas gerais,na cidade de Ouro Preto,tombada como patrimônio Histórico da Humanidade,pela UNESCO,uma igrejunha barroca,mandada construir pelo lendário Chico rei.
Nessa Igreja do Rosário,existe uma imagem inusitada do santo negro S.Benedito,pois,na dobra do manto,há rosas.No Brasil,protetor dos escravos,que por nascimento na mamma África,nasciam com a pele escura,sofrendo cativeiro e humilhações,além de torturas,como se sabe.
Franciscano,ele professava seus votos em um convento na Sicília,Itália.Sua tarefa era ser dispenseiro.Extremamente caridoso,como devem ser os herdeiros de S.Francisco de Assis,Benedito freqüentemente valia--se das parcas provisões da despensa,para doar aos pobres que o procuravam,alimentos,deixando muito pouco para os freis se alimentarem.
À mesa,os frades encontravam um caldo bem ralo e como os franciscanos trabalham muito,o superior chamou o frade dispenseiro e mostrou-lhe que seus irmãos ficariam muitos fracos se ele continuasse a praticar a caridade excessiva.Ele ouviu ,humildemente aquiesceu,mas e em pouco tempo,lá ia,pelos corredores frios,abrigando nas dobras de seu manto fino,provisões para os famintos.
O superior encontra-o no corredor e lhe pergunta o que carregava.O santinho respondeu:-"Rosas".
Não somente o prior como ele próprio ,ficaram muito surpresos quando,aberta a capa,um bom punhado de rosas ali exalava perfume.
Por isso,digo sempre que o Céu tem suasestratégias...a elas,chamamos milagres...
E foi para homenagear essa lenda,que Chico Rei usou essa figura de S.Benedito.
Lembro agora,na sexta feira -santa,que a Igrejinha do Rosário, tem sua Via Sacra,em água forte.Exemplo do decantado barroco mineiro,os altares laterais possuem figuras angelicais e folhas espiralando-se em torno dascolunas.O altar-mor,sem fugir do estilo,é ornado por flores estilizadas,volteios e espirais encantadoras.

_-------------------

Se você conhece lendas ou tem histórias pessoais,escritos,trovas,etc,com o tema rosas,pode enviar que colocarei em meu site,nessa série Rosas,Rosas,Rosas(www.clevanepessoa.net/blog.php)
clevane pessoa de araújo lopes
Enviado por clevane pessoa de araújo lopes em 14/04/2006
Código do texto: T139059

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (autor e o link para o site "www.sitedoautor.net(Clevane pessoa de araújo lopes;(www.clevanepessoa.net/blog.php)). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
clevane pessoa de araújo lopes
Belo Horizonte - Minas Gerais - Brasil, 69 anos
555 textos (176750 leituras)
21 e-livros (13424 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 11:06)
clevane pessoa de araújo lopes