Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Etica do Amor

Entendo que os seres humanos, precisam restabelecer em suas vidas, sentimentos, de respeito, amor numa construção de valôres que abranja uma ética humanística, espiritual, material e religiosa.
Para chegar neste processo de pensar a vida é obvio que assisto todos os dias, sêres em convulsão em plena multidão, mas vivendo em plena solidão. Todos trazem o frio no olhar, a distância do outro  e todos gurardam o medo de se abraçar.
Hoje a desconfiança entre os sêres humanos é tal qual um escorpião, ou seja trair é natural. Para o jornalista britânico Matt Ridley "os genes determinam o comportamento das pessoas, desde as características físicas até a personalidade e as aptidões, mas esses elementos em vários graus, são influenciados pelo ambiente que altera a maneira como os genes são ativados". Daí a idéia de uma ética humana, em que ttrair não sejas possível, mas compartilhar esperanças, sorrir, abraçar, comer, beber, namorar, transar sexualmente, possa ser algo natural, com respeito e sem interferência do regime econômico ou político.
Para estabelecer essa ética social, que deva ser diferente de etiqueta social, é preciso desenvolver em cada ser o valor da espiritualidade.Há em cada olhar o espírito do amor, do luar, e há em cada flor, o doce sentimento da palavra, que permanece no silêncio poético do olhar e deixa a boca abrir apenas pra beijar.
A arte a ciência, a política são movidas pela misteriosa força pela vida.Portanto o amor é o príncípio absoluto, o princípio divino, dos metafísicos, e o ponto de interrogação da Esfinge, a alma mater e achave reveladora entre o homem e a criatura e Deus, seu criador. E é ele o amor que atrai os sexos, e faz duas almas fundir-se numa só. E no Velho Testamento encontramos o cantico 8:6-7 "grava-me como selo em teu coração, como um selo em teu abraço, pois o amor é forte é como a morte!. . .Ás aguas torrentes jamais poderão apagar o amor, nem os rios afogá-los".
E pensando na matéria que precisamos garantir a todos a vida, com uma casa pra morar, roupa pra vestir, comida pra comer e um espaço e momentos pra sonhar e repensar o sonho de viver feliz, como diria Caetano Veloso em cinema transcedental,"ser feliz é o melhor lugar, e o importante é ser feliz."
A chave do processo religioso é ter em cada ser humano, a busca de um horizonte de uma mãe, de uma natureza, de um bem maior responsável por todos e na infinita sabedoria dar-nos a livre interpretação de respirar o que escolhemos como ideológia pra mastigarmo-nos, triturarmo-nos, sejam politicamente, economicamente, religiosamente ou sejas de todas as guerras nenhuma até hoje são religiosas, mas elaboradas em nome de um Deus, que ninguem nunca viu. Mas todos eticamente livres, como a estátua da liberdade feita de pedra e é dificil tirar leite de pedra, mas a agua mole em pedra dura tanto bate até fura. Amar é ter a etica de ser a agua mole e bater a cabeça sobre a rocha .
Manoel Messias Pereira
Enviado por Manoel Messias Pereira em 18/04/2006
Código do texto: T141377
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Manoel Messias Pereira
São José do Rio Preto - São Paulo - Brasil, 61 anos
84 textos (7175 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 02/12/16 16:28)