Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Ontem & hoje

         Ontem & hoje.                           01
 Neste ensaio pretendo relatar em forma reduzida - como em sinopse - um estudo que venho fazendo por duas décadas. No ano final de 1983, entre tantas revistas que faziam seus prognósticos para o futuro, uma delas, em especial, chamou-me a atenção: o anúncio falava de um novo ciclo que a humanidade estaria entrando. Segundo a narrativa da revista (cujo nome eu não me lembro), nos próximos vinte e oito anos a vida na terra passaria por um processo parecido com um retrocesso. Embora tomando conhecimento da matéria, joguei fora a mensária. Um dos fatos citados relatava que, fatos do passado voltariam a acontecer. Todos aqueles que tivessem alguns anos de vida e que tivessem passado por várias experiências –boas ou más -, as mesmas poderiam acontecer nos anos seguintes. Em meados dos anos oitenta, notei que, naturalmente, refazia caminhos trilhados em anos anteriores. Curioso, dediquei-me a uma pesquisa dentro da pouca e desencontrada história lecionada nas escolas; tendo, até mesmo, que recorrer a outros veículos em busca de materiais para essa pesquisa ainda inacabada.

Foi possível constatar que a vida (vegetal, animal e humana) assume mudanças consideráveis em períodos restritos. As mudanças ocorrem de forma natural, quase imperceptível; sendo notada somente após o seu desfecho. No presente ciclo, predomina o retrocesso; fatos ocorridos no passado voltam de forma direta ou indireta a acontecer. Para melhor ilustrar este breve relato, vou citar alguns exemplos do esporte e da política por serem assuntos que se encontram sempre em evidência.

Esportes.

O futebol mundial aboliu, quase na totalidade, os cabelos longos e os calções justos (anos 70 e 80) aderindo aos modelos longos e folgados, usados nas décadas anteriores.
Brasil, campeão do mundo em 58, revelou ao mundo aquele que veio a ser o Rei da bola. Oriundo das Gerais fez fama morando na cidade praiana de Santos. Em mil novecentos e noventa e quatro, o mundo conhece Ronaldo, carioca (cidade litorânea), jovem que se sagra o melhor do mundo. O terceiro milênio traz Robinho – praiano procedente da baixada Santista, de fisionomia próxima a de Pelé – reconhecido no mundo inteiro. Outra curiosidade: Ronaldo é famoso, tem problemas com o joelho e troca constantemente de mulher; lembra  Garrincha.
Austrália, sua única participação na Copa do Mundo foi na Alemanha em 1974. Trinta e seis anos depois, de novo na Alemanha, ela terá uma nova chance na competição mundial.
Em 1970, a seleção canarinho torna-se tricampeã do mundo, no México, tendo como técnico, Zagalo e Parreira. Em 1994, nos Estados Unidos, em meridianos e paralelos muito parecidos; a esquadra brasileira faz-se tetra e, tendo novamente os mesmos dirigentes em seu comando. Ainda nos anos 70, o Brasil dispunha de

                  Ontem & hoje.                 02

 Roberto Rivelino; meia-esquerda com chutes arrebatadores. Nos anos 90, Roberto Carlos surge na lateral esquerda, mas jogando avançado, também conta com uma canhota poderosa. Mais um detalhe: sendo eleito o melhor na posição em que joga, o nome relembra o eterno “rei” da juventude que nunca foi deposto.
O time do Palmeira (Palestra) manteve a sua reestruturação, nos anos 90, associando a Itália através da Parmalat.
Guga, sensação brasileira, repete o sucesso obtido por Maria Ester Bueno nos anos 60.
Airton Senna da Silva, com sua glória e morte prematura, corresponde à fama alcançada por Carmem Miranda.

Política.

 Os anos 80 e 90 revivem o horário de verão, a moeda cruzado (Império), o cruzado novo e sem esquecer que o Real é a forma singular do Réis, moeda forte brasileira.
Fernando Collor, quando abdicou, relembrou Jânio Quadros no início dos anos 60; o mesmo presidente, quando deposto, não seguiu o exemplo de Vargas que preferiu o suicídio. A Republica Nova, embora sem sucesso, lembrava o Estado Novo, nos anos 30 do século passado. Registra-se ainda, o fim do Regime Militar e a volta do pluralismo partidário.
Os movimentos estudantis dos anos 60 ganharam uma nova versão nos anos 90, com a queda de Fernando Collor.
Com o advento da democracia, os jovens rebeldes dos anos dourados que se rebelaram naquele período foram eleitos para cargos políticos: Fernando Henrique, José Serra, José Dirceu, e seus nomes voltaram a mídia, trazendo à luz seus reais valores.
Outra coincidência; em 1963 foi feita uma nova consulta popular sobre as formas de governo: entre o Parlamentarismo e o Presidencialismo. Saiu vencedor o regime Presidencialista. Em 1993, nova consulta popular e, novamente, o Presidencialismo saiu vencedor.

 Geral.

 Muitos vulcões extintos voltaram à erupção. A região amazônica, com a forte estiagem de 2005, emerge a estrutura antiga citada pelos geólogos como região seca de baixa altitude. Os americanos, nos anos 60 e 70, envolveram-se em guerra com o Vietnã, país com a incidência de chuva em abundância e que causou um prejuízo humano incalculável pondo em jogo a Inteligência daquele país. Novamente, agora no Iraque, embora o clima seja o oposto, a derrota dos americanos e aliados é tida como certa em virtude das ofensivas desesperadas dos radicais islâmicos. Milosevic trouxe a questão racial em Kosovo e foi encontrado morto próximo de seu julgamento, como Hitler.
Em 1968, os estudantes franceses se rebelam com as autoridades em busca de

              Ontem &Hoje.                   03

 
igualdades; 2005 e 2005, novamente os jovens daquele país se armam em busca de justiça social.
Israel, mediante acordo, deixou a Faixa de Gaza. A Irlanda do Norte também entregou as armas.A Europa (Portugal e Espanha) voltaram a sangrar as economias do Brasil com o advento das grandes empresas daquela região investirem em nossa economia.  Caiu o muro de Berlim, extinguiu-se a República Socialista Soviética e a segregação racial na África.
Cazuza, polêmico em sua época; sua arte e morte assemelham-se a Noel Rosa que satirizava sua tuberculose.
Na fase do paternalismo, as jovens casavam e tinham seus filhos ainda na puberdade; coincidência ou não, mesmo com os métodos anticonceptivos, muitas jovens esclarecidas refazem o mesmo caminho.
Os Estados Unidos voltou a ser atacado por suicidas (11/09/2001) em paralelos muitos próximos ao de Pearl Harbor e eles são produtos de fanatismos, embora religioso. Da mesma foram, os kamikazes atuais são mais destemidos e se sacrificam por tão pouco.
O furacão Camile, nos anos 60, causou grande prejuízo; em 2005, o furacão Katrina, com toda a tecnologia existente, refez o desastre levando os americanos a sofrerem perdas inestimáveis na economia.
Febre Amarela, terror do início do século; AIDS, a moléstia do século.
Princesa Diana; estrangeira, loura, sofre um fatal acidente próximo ao Mediterrâneo. O mesmo ocorreu com Grace Kelly; princesa de Mônaco; ambas, vítimas de choques automobilísticos. Os americanos presenciaram a assassinato do um presidente JK (anos 60); nos anos oitenta, Ronald Reagan sofre um atentado.

Futuro.

O que se pode esperar para o futuro? Nenhuma certeza, só probabilidades.
Fatos do cotidiano continuarão a acontecer, mas de forma discreta. Velhas amizades retornam, casais fazem as pazes e ou se separam. A moda busca nos anos não tão distantes inspiração para novos eventos. Grandes clássicos da música mundial, com a conquista tecnológica dos Cds, retornam após anos de esquecimentos. Os mesmos Cds são confeccionados no formato dos antigos compactos.
   Nos esportes, a seleção jogou na França e entregou o pentacampeonato em 1998, próximo à Suécia (Campeão em 1958).A política brasileira não registra reeleição livre para o mesmo cargo, fato que impediu o reingresso de Maluf no cargo de governador. Fernando Henrique forçou a sua reeleição, Paulo Maluf não teve o mesmo êxito.
A religião católica, com seus dogmas, vem repensando a sua conduta e perdendo terrenos para outros interpretes da Bíblia. O próprio Islã, por ser uma dissidência do

                Ontem & hoje.                04

 catolicismo, pode começar a perder terreno diante das novas versões dos fatos mundanos.
O Brasil vai jogar novamente em paralelos e meridianos equivalentes aos de 1958, (Suécia). Se depender do futebol do campo será hexacampeão, o mesmo não se pode afirmar dos acordos extracampos em que os dirigentes determinam os resultados.
A Alemanha, como em 1974, volta a sediar uma copa do mundo. ela deve ser a Campeã, mas não pode esquecer do ataque na sede dos Jogos Olímpicos de Berlin, em 1972.
Em 2001 o mundo conhece a ação do Anti-Cristo. Jesus, segundo a sugestão de estudiosos, teria sido educado fora da Terra Santa onde aprendeu os preceitos para aplicar e governar Israel; Bin Laden foi treinado pelos americanos para enfrentar os Aiatolás, mas se revoltou contra seus professores. Jesus pregava o amor sem medida e conquistou e ainda conquista seguidores no mundo, baseado na humildade e pobreza; Bin Ladem prega o ódio contra os inimigos do Islã, mas a sua ação é calculada na força e na tecnologia. Os seguidores de Cristo enfrentavam a morte por amor a causa humana, os atuais seguidores doam suas vidas à Alá contra os inimigos de seu Deus. O primeiro pregava o amor, o segundo, a guerra e ambos têm aparência condizentes com a região, fazem uso dos mesmos meios de transportes(animais) e vivem em cidades desérticas. O mundo pode conhecer uma nova experiência atômica e a terceira guerra mundial está sendo deflagrada.
O Brasil sempre foi vítima de tentativa ou de golpes militares; com as incertezas políticas dos últimos anos, o choque entre os poderes, os atos populistas e as corrupções sem medidas podem gerar sérias reações nos poderes em Brasília.

 Em suma, nada poderá se afirmar de concreto para o futuro. As mudanças ocorrem para aqueles que tiveram vida ativa antes de meados dos anos 80 do século passado. Outro detalhe: este estudo não é um presságio que, segundo a revista deveria durar até 2012; é uma simples observação do que tem ocorrido no passado, porque o futuro, quem viver, verá.
 

 04/2006.

 
Ciro do Valle
Enviado por Ciro do Valle em 23/04/2006
Reeditado em 23/04/2006
Código do texto: T143816
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ciro do Valle
Salesópolis - São Paulo - Brasil
99 textos (5150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 06:12)
Ciro do Valle