Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Cúmplices

07/04/06
Cúmplices
A palavra “cúmplice” inicialmente parece um “bicho de sete cabeças”, pois geralmente está ligada à maldade Talvez pelas influências nas novelas ou outros meios de comunicação, a fim de destruir o bem e prevalecer o mal. Mas não é bem assim. Cúmplice ou cumplicidade significa que um grupo de pessoas tem o mesmo ideal ou objetivo, o mesmo sentimento de amor ou de ódio seja para beneficiar ou destruir.
Observemos os catadores de lixo: eles se uniram, formando uma cooperativa. Ficam horas e horas mexendo nos restos, a princípio, inúteis, a procura de algo prestável. Eles são cúmplices na forma de sobrevivência.
Tentando mudar essa cruel realidade, nós, o povo, exercendo nossa cidadania poderíamos ser também cúmplices dessa empreitada se separássemos os nossos lixos em sacos diferenciados de acordo com os produtos: plásticos, vidros, metais, papéis para facilitar o trabalho dos catadores.
Assim se fazendo, a solidariedade estaria em alta em todos os sentidos, pois se poderiam evitar grandes desmatamentos de árvores, uso exacerbado do solo e aquecimento da Terra. Estaríamos pondo em prática a máxima de que “na natureza nada se perde, tudo se transforma”. E o país enriqueceria com o suor de seu esforço e de todos os seus seguidores. Como dizem os três mosqueteiros: “um por todos e todos por um”.
Seremos, assim também, cúmplices da atual prefeitura da cidade, que quer uma Fortaleza “limpa e bela”.
Ser cúmplice do bem ou do mal é uma questão de foro íntimo, mas que terá implicações na Justiça da sociedade.
                                     Adriana Quezado

ADRIANA QUEZADO
Enviado por ADRIANA QUEZADO em 25/04/2006
Reeditado em 14/07/2008
Código do texto: T145153
Classificação de conteúdo: seguro

Copyright © 2006. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
ADRIANA QUEZADO
Fortaleza - Ceará - Brasil
202 textos (13849 leituras)
1 e-livros (74 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 18:38)
ADRIANA QUEZADO