Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Rádios ? É Tudo Igual !

Quem ouve rádio FM pelo Brasil, encontra uma estranha coincidência. Quase todas tocam a mesma música, é só ter o trabalho de pesquisar na Internet.

No exterior a gente tem rádios heterogêneas.Com a chegada da Internet a gente podeouvir uma rádio FM tanto da China, tanto dos EUA. E escolher o tema que mais nos agrada. Os locutores fazem uma pequena intervenção e nada mais.

Por lá, cada uma se dedica a um gênero. Dai surge uma variedade musical  de supreender qualquer um. E com uma fidelidade de som excepcional.

E no Brasi? Basta acessar o site de TUDO RADIO e a gente encontra quase todas as rádios brasileiras. Com exceções, todos tocam a mesma coisa. Não se descobriram ainda.

Se uma música faz sucesso em uma rádio, logo está  tocando em todas. Há poucas opções.

Mas o que chama atenção mesmo e o gigantismo das rádios religiosas. Ali dá de tudo. Uma faz milares, outra tem um pastor salvando almas, noutra salvando executivos falidos e o restante tocando música divina.

E no Brasil? É quase tudo igual: uns gritam no microfone, como se a gente fosse surdo, outros dão premios de bananas a entrada de circos. Alguns locutores se acham engraçados e contam piadas das mais grosseiras.

Pra quem gosta de música clássica, por exemplo, no Rio de janeiro, há apenas uma, em São Paulo duas. Mais ao sul ,a gente encontra outras duas. Apenas isso. Em Brasília a Super-Rádio tenta diversificar. Mas são poucos.

No resto,  todas tocam as mesmas músicas.

E o mais dramático: quanto mais vulgar, mais audiência tem.

Conversando outro dia com alguns médicos e dentistas, eles afirmam que não podem sintonizar as rádios atuais em seus locais de trabalho, tamanha é a gritaria e a falta de senso. Estão todos optando pelo lazer que tocam temas de acordo com seus clientes.

E na informação é gosado. Pois todas ficam com a Internet ligada  nos sites dos  grandes jornais e copiam as notícias. Quer dizer todas, com apenas algumas exceções, divulgam a mesma notícia, quase ao mesmo tempo, sem mais nada a esclarecer ou acrescentar.

Pena. Ninguém está percebendo que cresce a banda larga e aumenta cada dia os ouvintes de rádios do exterior e a maioria está  deixando de lado as rádios de sua terra.

E o Café Com o Presidente? E a Voz do Brasil?

Bem, ai todo mundo desliga a rádio.

José Kappel
Enviado por José Kappel em 27/04/2006
Código do texto: T146056
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
José Kappel
Nova Friburgo - Rio de Janeiro - Brasil
2147 textos (26787 leituras)
1 e-livros (125 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 07:30)
José Kappel