Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Congonhas - Final

Outros monumentos :
Além do Santuário do Senhor Bom Jesus do Matozinhos, a Romaria é outro monumento que merece ser visitado em Congonhas. Trata-se de um antigo pouso para os romeiros pobres que vinham em peregrinação até a cidade durante a semana do Jubileu. Demolida em 1968,. a edificação foi totalmente reconstruída em 1994 e hoje abriga um centro de atividades culturais. Foram mantidas as mesmas características do antigo pouso: o formato ovalado, com uma grande praça central, onde ficavam amarrados os animais dos tropeiros.
Há ainda outras igrejas como a Matriz de Nossa Senhora da Conceição e Igreja de Nossa Senhora do Rosário que são testemunho do espírito religioso  dos primeiros a chegar na região.
Os Passos da Paixão formam um conjunto de  66 estátuas em cedro: Passos da Ceia,  Passos do Horto, Passos da Prisão, Passos da Flagelação e Coroação de Espinhos e Passos da Subida ao Calvário,
Depois da conclusão dos Passos da Paixão, Aleijadinho (já bastante debilitado pela doença), e seu atelier iniciaram a execução dos 12 Profetas no adro da Igreja do Senhor Bom Jesus. De 1800 a 1805, Aleijadinho deixou aqui, nas imagens esculpidas em pedra-sabão, a marca de seu gênio. A série de Profetas de Congonhas é uma das mais completas da iconografia cristã ocidental. As estátuas, espalhadas no adro do Santuário, em admirável simetria, ao longo das esplanadas de níveis diferentes, formam um conjunto grandioso e impressionante. Apoiando-se sobre um pedestal de 20cm de altura, cada um sustenta uma cartela com inscrição em latim extraída do Antigo Testamento. O grupo de 12 profetas em pedra-sabão é o mais famoso conjunto de estátuas barrocas do mundo: Profetas Isaías, Jeremias, Baruc, Ezequiel, Daniel, Oséias, Joel, Abdias, Amós, Jonas, Habacuc e Naum.

Depois de admirar tanta beleza artística,  o corpo pede descanso e a  cidade oferece outros atrativos:  o parque da Cachoeira, localizado a 5,3 km do centro. Ele possui completa infra-estrutura de lazer, incluindo várias piscinas de água natural, quadras, campo gramado, área de camping, churrasqueiras, restaurante, lanchonete e sorveteria. Vale a pena conferir!





fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 28/04/2006
Código do texto: T146647
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204343 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:42)
fernanda araujo