(Re) construção da língua

A fim de promover uma união da língua, a reforma ortográfica começou a vigorar a partir do dia primeiro de janeiro de 2009. No Brasil 0,4% de palavras foram modificadas e em Portugal 1,3% de palavras. Ao todo, 8 países que tem como língua materna o português, estarão adotando as novas regras que abrangem em média 230 milhões de pessoas.

Resistentes à aceitação dessa reforma, muitos professores criticam tal mudança, dentre eles Pasquale Cipro Neto que diz adotar as novas regras em 2012, ano em que todos os livros didáticos terão que estar reformulados.

Essa certamente não será a última reforma a ser feita, já que a língua está sempre em evolução. Várias palavras foram acrescentadas em nosso vocabulário e assim como novos léxicos incluídos, novas regras vão aparecendo para que haja uma união lingüística dos países de língua portuguesa.

Profissionais da área de educação criticam o governo por não promover uma capacitação para os mesmos, já que o prazo para a adaptação não é suficiente.

Espera-se com essa reforma, uma padronização do idioma, almejando também a facilidade em grafar as palavras com a retirada do trema e da acentuação e hífens de algumas palavras. Resta agora conquistar a aceitação de todos os profissionais da área para que a mudança seja bem sucedida.

Diego Lucas

Diego Lucas
Enviado por Diego Lucas em 11/03/2009
Código do texto: T1481345
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.