Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

A MISSA DO INÁCIO

Quando morávamos na Travessa Santa Casa, tínhamos um enorme quintal. Ele era bem distribuído,   uma  parte para  a horta e a outra era destinada à criação de galinhas. Elas eram mais de trinta, e  algumas  recebiam nomes especiais. Inácio, meu irmão caçula, de sete anos, apelidara a dele de Cecília Meireles.

 Ele tinha um  grande   xodó  com aquela poedeira. Toda tardinha,   Inácio se aprontava  para celebrar a sua missa. Amarrava um lençol  às costas, subia na caixa diluidora, e dava início à cerimônia. E na ausência de fiéis, ele convocava sua sobrinha, Maria Teresa,  de apenas três aninhos,  e a Cecília Meireles  para  participarem de sua missa. E não faltava a homilia, que consistia apenas no pequenino dizer: “estas palavrias”...
E vocês me perguntarão: e a Cecília Meireles assistia à missa?  Eu digo que sim, porque Inácio preparava para ela uma deliciosa refeição para logo após a missa:  arroz com feijão que ele amassava bem  com suas mãozinhas, formando aquela deliciosa bolinha. Com todo esse carinho, não havia  Cecília que resistisse!
Houve um tempo em que usava decorar poesias no curso primário. A professora de minhas irmãs gêmeas passou como “Dever de Casa” decorar a poesia:

A Canção dos Tamanquinhos
Cecília Meireles

Troc... troc... troc... troc...
ligeirinhos, ligeirinhos,
Troc... troc... troc... troc...
vão cantando os tamanquinhos...

O pequeno  Inácio   ouvia, o dia inteiro, as irmãs recitando alto a poesia com o nome da autora. Ele encantou-se com o nome e apelidou a sua galinha de estimação com nome de tão alta personagem do mundo das letras. Não quero que nossa poetisa revire no túmulo, vendo o seu nome dado a uma galinha. Mas aí falou alto  foi o carinho de uma criança.



fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 03/05/2006
Reeditado em 27/05/2006
Código do texto: T149809
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204237 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 04/12/16 22:46)
fernanda araujo