Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
PRECISA-SE DE OPERÁRIAS!

Anúncio estampado na primeira página do único jornal existente naquela cidadezinha pacata, escondida do mundo, parecia irreal: precisa-se de operárias!

Preocupadas e acreditando naquela promessa de emprego, várias mulheres desempregadas foram perguntar ao responsável pela publicação do anúncio no jornal sobre a quantidade de operárias que o empregador estava precisando e o editor respondeu na bucha: -

De muitas e quanto mais rápido, melhor...

Daquele momento em diante a procura pelo suposto emprego ficou muito acima da expectativa do seu empreendedor.

A mobilização das pessoas da região, principalmente das mulheres, era muito grande e o dono do empreendimento pressentiu que tinha muita gente querendo ajudá-lo.

O que as pessoas interessadas pelo novo emprego não sabiam era que o teor convidativo daquele anúncio não passava de um simples jogo de marketing. Um novo apicultor tinha se instalado no município e, querendo fazer concorrência aos demais apicultores ali existentes, resolveu publicar um anúncio no jornal local, que chamasse a atenção dos moradores daquele município e dos demais municípios circunvizinhos, sendo que ele não deixou claro que estava querendo apenas conseguir muitas abelhas, de preferência operárias, para montar algumas colméias no apiário de sua propriedade, instalado nos arredores da zona urbana daquele município.

Não havia nenhuma vaga de emprego a ser preenchida no apiário. O que ocorreu, na verdade, foi um tremendo mal-entendido publicitário que mais tarde obrigou aquele camponês de descendência oriental a sumir do município para não ser linchado por aqueles maridos cujas esposas pensaram que iriam conseguir um emprego, de carteira assinada e tudo.

O responsável pela empresa de publicidade, por sua vez, teve de mudar de tática. E em vez de ele ficar criando “frases de efeito” para expor o produto de seus clientes no seu jornal, ele tem ido “direto ao assunto” sem se tornar um produtor de anúncios de mera especulação de furos jornalísticos. E foi com esse teor que ele publicou o seu novo anúncio para um novo cliente:

“Precisa-se de abelhas operárias, abelhas-mestras, abelhas-domésticas, etc. e de alguns operários, de preferência, do sexo feminino, para trabalhar no manuseio das colméias.”

Em tempo: Aquele que trouxer qualquer espécie de abelhas para o meu apiário, deverá fazê-lo de livre e espontânea vontade, ou seja, graciosamente. A oferta de emprego é para aquele que fizer jus ao perfil estipulado no âmbito interno da gerência de pessoal do empregador.
Germano Correia da Silva
Enviado por Germano Correia da Silva em 10/05/2006
Reeditado em 28/01/2007
Código do texto: T153965
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Germano Correia da Silva
São Paulo - São Paulo - Brasil
454 textos (52269 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 11/12/16 02:48)
Germano Correia da Silva

Site do Escritor