Dura Lex Sed Lex


De bumbum de neném e de cabeça de legislador só sai uma coisa: material processado. Processo é definido como um grupo de atividades que, aplicadas a alguns insumos, gera um ou mais produtos. Vamos pular os detalhes sobre o material processado pelo neném, a partir das papinhas, raspinha de maçã e leite materno e vamos manter o foco em produtos menos mal-cheirosos: as leis. As leis são produtos resultantes de intensa atividade cerebral de distintos senhores e senhoras por nós eleitos e pagos, a partir do que eles entendem serem os anseios da sociedade.
A sociedade, porém, é um organismo vivo, mutável, com objetivos díspares e, a interpretação de suas vontades acaba ficando prejudicada pelos próprios interesses dos legisladores. O resultado desse processo discricionário e todos os fatores que podem influenciá-lo é a produção de leis que, às vezes fedem mais do que os produtos que levam as mamães atentas a trocar as fraldas de seus nenéns.
Exagero? Rosa Parks, uma senhora negra de 42 anos foi presa nos Estados Unidos em 1955 por não ceder lugar a um passageiro branco no ônibus, como a lei exigia. Ah! Mas isso foi há mais de cinqüenta anos. Lá nos States. Hoje, até o presidente deles é negro.
O que dizer então da bem recente lei tupiniquim que permite candidatos com a ficha suja concorrendo nas eleições municipais havidas este ano? E da Lei Seca?
Uma pesquisa no pai dos burros pós internet (Google) por "Leis ridículas" traz alguns absurdos um tanto risíveis, a maioria decorrente de leis zumbis, obsoletas que se mantém vigentes por descuido ou mero descaso.
Por que estou escrevendo sobre isso? Porque gostaria de conclamar a população mundial à desobediência civil.
A melhor forma do povo conseguir matar e enterrar algumas leis, é descumprindo-as, ostensiva e acintosamente, aceitando, inclusive, com resignação, submeter-se à punição cabível, desde que com o máximo de alarde possível, de forma a angariar adeptos em todas as faixas da população.
E, há duas leis que precisamos, desesperadamente, combater.
A primeira delas é a Lei de Murphy. Por que precisamos continuar obedecendo esses descalabros que fazem a fila ao lado sempre andar mais rápido, a TV não dar defeito na frente do técnico, serem sempre as crianças ou os animais mais sujos os que querem subir no seu colo? E por que os problemas sempre têm que acontecer da pior forma possível?
A segunda e mais injusta é a lei da gravidade. Precisamos combater esta ditadura! Por que é que, basta passar dos quarenta para as coisas começarem a cair??




Imagem daqui.