Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Entre Ronaldos, sou mais o “gorducho”.

O mundo está prestes a parar. Dentre aproximadamente 15 dias, começará a copa do mundo. Eu, mais um amante do futebol, e um dos 180 milhões de técnicos deste país, discorrerá este texto sobre esta paixão nacional.

Mas por que o futebol é tão apaixonante? É apenas um palpite, pois creio que não há uma só resposta. Se fosse em qualquer outro esporte, poderíamos dizer que fomos à Alemanha apenas para buscar a taça, cumprir uma formalidade. Não menosprezando os outros esportes, muito menos gorando o Brasil, pois acho que ele vai ganhar, mas o futebol é o único esporte em que o mais fraco pode ganhar. É o que os cronistas esportivos chamam de “o imponderável”. Eu já vi o Japão vencer o Brasil nas Olimpíadas. Já vi o Brasil perder para a Nigéria em outra olimpíada; não satisfeitos, os africanos chegaram a final e venceram nada mais, nada menos que nossos “hermanos” argentinos. O que dizer do Juventos, o “muleque travesso” que prega tantas peças nos times grandes de São Paulo. Há inúmeros exemplos que seriam fortuitos, sem não ocorressem no futebol.

Bem, vamos falar agora de nossa seleção canarinho. Para mim, os únicos injustiçados não-convocados foram: Mineiro (volante - São Paulo); Alex (zagueiro ex-Santos, atualmente em algum lugar da Europa). Justamente posições do meio para traz. O ataque não me preocupa, pois há a plástica e o futebol vistoso e eficiente de Kaká; as estripulias e magias orquestradas por Ronaldinho Gaúcho; A força e explosão de Adriano, o imperador; a barriga e a força de vontade de Ronaldo, o fenômeno. Sem contar as peripécias e mulecagens de Robinho, que pode substituir qualquer um deles com mesma competência. Porém, a zaga conta com 2 defensores que não transmitem tanta segurança (Juan e Luizão); além de 2 laterais, que para a posição, com todo o respeito, pois são grandes jogadores, já passaram um pouco da idade (Cafu e Roberto Carlos); completam o time o “brucutu” do Emerson (sou a favor de um jogador neste estilo no time, para impor respeito, como o Dunga em 94); e o polivalente e não tão marcador, Zé Roberto. Posso estar enganado, mas na minha visão, este time está bem vulnerável, e conhecendo o pragmatismo que é peculiar ao Parreira, tenho sérias dúvidas se ele atuará a copa inteira com o “quarteto-mágico”; acho que vai “sacrificar” um dos quatro, e colocará Edmilson ou Juninho Pernambucano. Mas, mesmo com tanta discórdia em relação ao nosso técnico, reconheço sua competência e acredito que ele nos trará o caneco.

Algumas previsões (não sou médium, não me perguntem o número da mega-sena). E antes dos jogos, pois depois fica fácil.

Seleções que irão bem na copa: Brasil, Argentina, Alemanha, Itália, Portugal, e pasmem: México. O nosso colega latino vem se preparando há mais de 3 meses, e possui bons jogadores.

Decepções: França e Inglaterra.

Você, caro leitor, deve estar se perguntando o que o título tem a ver com o texto (saiba que nos meus textos, os títulos nunca têm consonância com o texto..rsss), já que chamei o Gaúcho de mágico, e o Ronaldo de gordo. Agora com todo o respeito, retirarei o gordo de meus comentários. Ronaldo, eu confio em você !!! Um jogador que sofreu uma lesão e foi desenganado por médicos e jornalistas esportivos; ficou 2 anos sem jogar; mesmo assim, na última copa marcou 8 gols e trouxe a taça para os brasileiros, merece meu respeito. O Gaúcho sempre foi brilhante, mas no Barcelona. Espero que desta vez ele convença, com boas atuações pela seleção. E Ronaldo, eu também sou gordinho e marco meus golsinhos. Só não arrumo namoradas modelos e não recebo um milionésimo do que você ganha! Aliás, eu pago para jogar futebol society aos sábados !!! Força Brasil. Traz o Hexa!!!  Traga para este povo sofrido, instantes de felicidade!!!

PS: quando era criança / adolescente, durante a Copa, com a ajuda da minha turma, enfeitava toda a rua pendurando bandeiras do Brasil nas casas, pintava o chão de verde-amarelo, vagava pelas ruas soprando cornetas e soltando biribinhas.  Crianças de hoje em dia...Saiam de suas tocas e vão aproveitar a infância de vocês !!!Vocês não imaginam como sentirão saudades....

ilsanches@gmail.com
Ivan Sanches
Enviado por Ivan Sanches em 29/05/2006
Reeditado em 29/05/2006
Código do texto: T165642

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, desde que seja dado crédito ao autor original e as obras derivadas sejam compartilhadas pela mesma licença. Você não pode fazer uso comercial desta obra.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Ivan Sanches
Santo André - São Paulo - Brasil, 34 anos
141 textos (12232 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 18:42)
Ivan Sanches