Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O MUNDO É UMA BOLA

                           O MUNDO É UMA BOLA
                   Maria Teoro   Ângelo

De futebol, claro.Não há espaço para outro assunto que não seja a Copa. A gente até tenta pensar em outra coisa, mas os meios de comunicação, as pessoas e o cenário verde-amarelo não deixam. Mesmo quem luta para não entrar na onda acaba sendo contagiado. É uma corrente que dá certo. Pode ser até um “hexagero” como bem nomeou um amigo. Exagerar no que é bom faz bem à saúde.
A Copa virou o centro de atenções e tudo gira em torno dela.. É um marco divisor: “ Quero fazer antes da Copa.” Você paga depois da Copa.” A contagem regressiva, as ruas, as casas e os torcedores enfeitados com as cores da Pátria são uma manifestação explícita de entusiasmo e euforia.
A torcida está sendo bem treinada e discute as estratégias do confronto entre os jogos e a nossa emoção. A pergunta mais repetida é:” Onde você vai assistir aos jogos?” Os locais já estão escolhidos: bares, clubes, nas casas com amigos e qualquer lugar onde existir um aparelho de TV ou de preferência uma tela enorme e nítida dessas anunciadas e vendidas por conta da Copa.
Até o Dia dos Namorados foi ofuscado. O melhor presente para os casais será um gol. Tomara que haja muitos e conseqüentemente haverá muitos beijos e abraços. Sei que vou chorar quando o Hino Nacional for tocado. Sei que as reportagens sobre a Alemanha mostrando suas cidades e a delicadeza dos detalhes vão me fazer lembrar de minhas origens. Minha avó era filha de alemães, imigrantes que aqui chegaram no  início do século passado.
O futebol está para o Brasil como a cerveja está para a Alemanha, o charuto para Cuba e o perfume para a França. É o nosso melhor produto de exportação. E o povo brasileiro sempre sofrido pelo descaso se identifica com esse esporte, que personifica a redenção, porque muitos craques tiveram uma infância pobre e difícil. Assim cria-se no espírito dos muito jovens uma esperança diante da constatação de que, mesmo vindas da miséria, muitas pessoas ficam famosas por qualidades que despertam orgulho e respeito.
Os jogadores ficam muito ricos, é verdade, mas o prêmio é conquistado pelo esforço, dedicação, trabalho, talento, carisma e resultados. A sexta estrela pode ou não ser conquistada, mas veremos muito empenho em fazer o Brasil vitorioso. O povo aplaudindo e vibrando. O Brasil vencendo ou fazendo tudo para vencer. Bom seria se um outro time, aquele convocado pelo povo para dirigir e defender o Brasil ,  também fizesse como a Seleção. Com certeza o povo também aplaudiria.  05/06/ 2006
Lillyangel
Enviado por Lillyangel em 07/06/2006
Código do texto: T170972
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Lillyangel
Ituverava - São Paulo - Brasil
85 textos (8404 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 08/12/16 02:40)
Lillyangel