Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

UAI?!

Madre  Paulina,  minha ex-professora de Matemática,  era uma freira paulista, muito bonita. Quando  sorria, deixava à mostra seus  lindos dentes, de uma brancura e simetria admiráveis. Mas raramente ela  dava um sorriso. O seu  habitual era fingir-se de brava, talvez por ser Madre Superiora, precisava impor mais respeito. Usava uma veste preta e, ao redor da  cabeça,  um coração, feito de um pano branco  engomado,  recoberto por um véu preto, feito do mesmo tecido da veste. Pertencia à Congregação de Nossa Senhora do Sagrado Coração. Quando ela entrava na sala, todas nós levantávamos e dizíamos em coro:
- Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!
Ao que ela respondia:
-  Para sempre seja louvado!
O ritual era sagrado: após a Ave-Maria, vinha a chamada e o  trabalho começava,  sem perda de tempo, depois de uma breve revisão da aula anterior. Aquele dia não fora diferente. No maior silêncio, cadernos a postos, copiamos o teorema  que  Madre Paulina escreveu  no quadro: “Em um triângulo retângulo o quadrado da hipotenusa é igual à soma  dos quadrados dos catetos.”
- Marilene, venha ao quadro e demonstre o teorema.
Enquanto Marilene  escrevia no quadro negro  algumas letras e números, a Madre organizava seus livros e cadernos na mesa. De repente, Madre Paulina dá uma olhadinha no quadro e, diante de tamanho disparate geométrico, com cara de espanto disse:
- MARILENE!
- Uai, Irmã, responde Marilene parecendo dona da situação.
-UAI?!  QUEM FALA UAI SOU EU! Com as mãos na cintura, com toda a (fingida) braveza no olhar,  com a voz alterada, escandindo as palavras,  retruca  a Madre!
Todas nós, menos a Marilene, rimos demais, não de sua disparidade  na demonstração do teorema, mas da postura engraçada adotada pela Madre!
fernanda araujo
Enviado por fernanda araujo em 16/06/2006
Reeditado em 17/06/2006
Código do texto: T176749
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
fernanda araujo
Divinópolis - Minas Gerais - Brasil
1058 textos (204333 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 15:09)
fernanda araujo