Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O FUTEBOL E A VIDA

                             

No alto dos meus trinta e cinco anos, meu contato mais direto com o futebol se limita a jogar bola com meu sobrinho, de cinco anos, no pátio da casa dos meus pais. Devo confessar que nunca fui um fanático pelo jogo a ponto de ficar de mal com a esposa quando o time perde, xingar os vizinhos ou ficar sem falar com os outros. Penso que cada um tem o direito de fazer as suas escolhas, pois Deus nos deu o livre arbítrio e, assim, os gremistas que me perdoem, mas sou colorado e acima de tudo, brasileiro. Neste sentido, estou vibrando com os jogos do Brasil e torcendo para que ganhemos o hexa. O interessante de ver uma copa do mundo, não é só pelo futebol em si, brilhantemente conduzido pela nossa seleção pentacampeã, mas o que o esporte representa e as lições de vida que ele nos traz.

O futebol brasileiro é a demonstração do nosso talento, de luta, treino, disciplina e técnica, mas é também arte. É arte de fazer gols (alguns de cabeça e de bicicleta), de driblar o adversário, de superação de obstáculos como o exemplo de Ronaldo, o fenômeno, nosso maior artilheiro. Além disso, temos a oportunidade de ver o nosso Estado representado pelo melhor jogador do mundo e, ainda, tantos outros jogadores que não são titulares fazendo gols como Fred, Adriano e Juninho Pernambucano, pois vale o ditado popular que diz que na vida, tudo é uma questão de oportunidade.

Vale lembrar que existem tantos jogadores esquecidos como o Rivaldo,  Bebeto, Taffarel, alguns destes nem jogam mais, mas o certo é que eles, assim como Pelé e Romário, fazem parte das vitórias deste esporte que seduz multidões, alia brasileiros de norte a sul, de leste a oeste, de muitas raças e religiões, gremistas e colorados, de todas as facções políticas, pois em todos nós, bate um coração verde e amarelo. E quando o hino nacional toca no estádio, a emoção toma conta de nós, pois o nosso país, tão hostilizado por tantos, com tantos problemas sociais e corrupção galopante em todas as esferas de poder, tem o melhor futebol de mundo (até provem o contrário) e jogadores de primeira grandeza.

Em nossa vida também somos artilheiros, outras vezes ficamos na defesa e em outras tantas, assumimos a posição de goleiros para que o adversário não nos atinja. Muitas vezes a bola entra na rede e não conseguimos ficar imune à ação do inimigo, mas a verdade é que a luta faz parte da vida e viver é ganhar, mas também, com a cabeça erguida e com dignidade, saber perder. Assim como no jogo, cada um de nós também tem uma torcida, a nossa família e amigos que vibram com nossos gols e nos apoiam quando perdemos a partida. A copa é de quatro em quatro anos, mas a vida é diária e sempre há tempo de recomeçar, de jogar de novo, de ouvir o técnico experiente (representado na figura de nossos pais ou avós), ainda que, nossa luta não seja reconhecida, nem aplaudida  e que nossos gols, muitas vezes passem despercebidos.

Os exemplos dos jogadores, sobretudo pela superação em cada jogo de seus próprios limites, é algo a ser seguido como bússola para nossa existência. O futebol também nos proporciona a visão do trabalho em equipe, pois ninguém é capaz de fazer o gol sozinho, sem um passe certo de bola e na vida também é assim, pois precisamos uns dos outros. O importante é que acreditemos, assim como Ronaldo, em nosso potencial e talento e não nos intimidemos com as críticas ferozes de nossos adversários, pois só assim poderemos fazer uma grande diferença no mundo e para aqueles que nos amam, apóiam e admiram.

 A taça já é nossa. A taça é de todos aqueles, esportistas ou não, que lutam com dignidade e altivez por uma vida melhor e não traem, nem matam ou saqueiam, pois apesar do joio, nossos pais têm trigo, raça, a alma de campeão  e a esperança verde e amarela por dias melhores. Valem a disputa e a torcida. Brasil-a caminho do hexa.

O jogo é diário, o treino é constante e a bola é a nossa vida!




pássaro poeta
Enviado por pássaro poeta em 23/06/2006
Código do texto: T181081

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original. Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
pássaro poeta
Porto Alegre - Rio Grande do Sul - Brasil
532 textos (101465 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 15:40)
pássaro poeta