Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

OLHAR PARA O FUTURO

OLHAR PARA O FUTURO
Marcial Salaverry
                                 
Muito sabiamente já se disse que o passado é apenas composto de fatos passados, e que em nosso caminhar pela vida, devemos sempre olhar para frente, para melhor escolher o caminho por onde seguir, e para os lados, para ver se alguém nos acompanha, ou se algo nos ameaça.
Só assim conseguiremos caminhar em frente, e crescer para uma vida feliz, procurando sempre vencer os obstáculos que se nos anteponham.
Para trás deveremos deixar os fatos passados. Erros ou acertos, apenas procurando aproveitar as lições deixadas, para jamais repetir eventuais falhas cometidas.
Vejam esta sábia mensagem de L'Inconnu:
Se ficarmos olhando para trás, sempre haverá alguma desculpa que impedirá um movimento de mudança, e a vida é movimento, temos que estar em constante procura do que nos pode tornar melhores, revendo os preconceitos, e nos abrindo para a vida, e principalmente para o amor a nossos semelhantes.
Muitas vezes permitimos que fatos passados atrapalhem nossa vida, remoendo injustiças sofridas, ao invés de esquece-las. Perdemo-nos imaginando vinganças ou represálias contra quem nos fez sofrer ou causou algum dano.
Que grande estupidez... O esquecimento é o ato  mais lícito e benéfico para nossa alma.  Perdoar ou não, será um mero detalhe, que poderemos eventualmente decidir. Mas o esquecimento será muito útil para nossa vida.
Costuma-se dizer que "a vingança é um prato que se come frio", só que pode ser muito indigesto, pois sempre irá nos amargurar a vida. Ao concretizarmos uma "vendetta", muitas vezes sentimos um sabor amargo nessa "vitória", e percebemos que nada lucramos, principalmente em termos de felicidade.
Apenas o fato de ficar com essa idéia cozinhando em nosso interior, já pode  nos impedir de seguir com mais tranquilidade por nosso caminho.
Principalmente em questões de amor. Sempre é difícil aceitar que aquele alguém por quem nos apaixonamos não nos quer mais. Ou que não quer mais nosso amor. Por maior que seja nossa dor interior, o melhor que temos a fazer é aceitar o fato, e prosseguir vivendo, e principalmente, não podemos nos fechar em nossa tristeza, lamentando o amor perdido, e chorando essa perda.
É levantar a cabeça, sorrir para a vida, por mais que a alma chore, e continuar vivendo.
Sempre poderemos encontrar um outro alguém que nos ajude a esquecer quem se foi, e se ficarmos apenas fechados em nossa dor, não conseguiremos ver que temos alguém ao nosso lado, pronto para nos consolar. Um amor nunca substitui outro, porque cada um tem suas características, mas sempre ajuda a viver. E muitas vezes, ganhamos em muito com a troca, e descobrimos que quem nos deixou, mais perdeu do que ganhou. Para chagar a essa con~clusão, basta amar-se o suficiente, para saber que não existe ninguém melhor neste mundo do que o dono daquele simpático sorriso que vemos no espelho.
É muito importante cursar com brilhantismo a Escola da Vida, e uma das principais lições que ela nos oferece, é justamente essa: "Pra frente, que atrás vem gente..."
Se permanecermos parados, lamentando o que ficou para trás, seremos alcançados e ultrapassados.
Veja que lindo caminho existe em sua frente... Bem melhor do que os buracos que tanto atrapalharam sua caminhada até aqui. Esqueça-os e olhe para a vida.
E, para começar, vamos viver mais UM LINDO DIA...
Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 28/06/2006
Código do texto: T183655
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19856 textos (1962660 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 07/12/16 14:56)
Marcial Salaverry