Um Sol no Coração

Sou uma pensadora. É, isso mesmo. Sou uma pensadora por natureza. Não se iludam: não sou uma filósofa, sou uma pessoa que pensa demais. Eu penso até quando não preciso pensar. E tudo, mas tudo mesmo é objeto de minha análise. Por vezes eu me machuco porque ser um pensador não quer dizer ser “esperto” para as questões do mundo; pode trazer uma certa inocência junto com o ato de pensar.

Hoje eu acordei com meu olhar sombrio. Não deveria: hoje é sexta-feira, dia de sair mais cedo do trabalho (às sextas, na empresa onde trabalho, saímos uma hora mais cedo), fui convidada para ir a um evento (só que não vou)... Não deveria estar com meu olhar carregado. Mas sabem quando a gente pressente que alguma coisa não vai bem? Eu já sabia. Tive uma decepção. Estava para “tentar” começar um relacionamento. Descobri (Tenho que agradecer aos Céus) que seria mais uma na vida do outro. Irônico, não? Nem comecei e já me decepcionei. Minha mãe dizia que eu tinha um sol em meu coração e por isso, muitas vezes, as nuvens da vida iriam encobri-lo, mas que ele voltaria a brilhar. Eu, como pensadora, fico na expectativa porque já faz muito tempo que as nuvens pesadas da vida encobriram meu sol interior e quando um raiozinho dele começa a despontar, cai uma tempestade. Muitos falam que eu não dou oportunidade do meu sol brilhar, mas não concordo. Acredito que abro meu coração até mais do que deveria. O pior de tudo é que estou me tornando uma cínica. Hoje, há poucos minutos atrás, tomei consciência disso! Gente, eu sou uma cínica! Uma cínica com um sol no coração. Será que isso é possível? Pronto estou aqui, novamente a pensar, pensar e racionalizar. Por que eu simplesmente não sou como outras pessoas que deixa a vida levar, dançam conforme a música? Seria tão bom não esperar que alguém possa fazer a vida valer mais do que ela vale. Há tantos caminhos que não trilhei, tantas cores que eu ainda não percebi. Por que ainda me importo? Será que existe alguém como eu, pensador? Outros com um sol dentro de si, mas que sabem fazê-lo brilhar após uma borrasca? Será que minha mãe estava certa sobre mim? É, sou mesmo uma pensadora...

Rita Flôres
Enviado por Rita Flôres em 02/10/2009
Reeditado em 08/02/2017
Código do texto: T1843680
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2009. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.