Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Tire o seu cão de casa


Por Rodrigo Capella*

Já se passou o tempo em que o cachorro passeava somente no parque ou dentro de carroça, agora o peludo pode circular em padaria, restaurante, shopping e até mesmo em áreas verdes construídas para atender aos desejos dos cães. Dá pra acreditar?

O dócil golden retriver Argos, por exemplo, gosta de passar o fim-de-semana num sítio, uma espécie de hotel fazenda para cachorros que oferece estrutura de hotel cinco estrelas, com moradias individuais e alimentação balanceada. “Lá, ele se diverte o tempo todo, aprende brincadeiras diferentes e faz novos amigos. Sinto saudades, mas sei que Argos é bem tratado e gosta de ir ao sítio”, justifica Marcos Nogueira, que convive com o peludo há mais de seis anos.
Esse mercado está super aquecido! Cada vez mais, os donos vem procurando os hotéis fazendas para o cão se distrair e relaxar.

Apostando na segmentação desse nicho, o veterinário Aldo Macellaro Junior fez inovações no seu Clube de Cãompo, implantando atendimento diferenciado para cães de pequeno porte, que contam com veterinários e podem circular livremente pelos 60.000 metros quadrados do hotel. “Além do carinho do dono, o cão precisa de atividades físicas, uma boa ração, água fresca e cuidados veterinários, incluindo vacinas e vermífugos”, esclarece Aldo, que inaugurou o Clube de Cãompo em 1996.

Rafael Pattoli já pensou em levar o yorkshire Brutus a um hotel fazenda, mas mudou rapidamente de idéia. “Eu quero ficar sempre ao lado dele, dando amor e carinho. Mas, sei que meu companheiro gosta de conhecer lugares inusitados e, ás vezes, levo-o para almoçar num lugar diferente e aconchegante”, diz Rafael, referindo-se ao Via Café, um restaurante que está sempre cheio de cães, das mais variadas raças, tamanhos e cores. “Uma vez, Brutus fugiu da coleira e foi em direção à mesa do lado, onde havia um chow-chow aparentemente feroz. Os dois, um cão pequeno e o outro grande, latiram durante alguns minutos. Foi engraçado. O Brutus estava muito á vontade, agia como se estivesse em casa. Acho que ele está preparado para freqüentar qualquer tipo de lugar”.

Pode ser, Rafael, mas a veterinária Fernanda Cioffetti, da Pet Society, alerta que alguns cães estranham os locais desconhecidos. “Podemos evitar tais transtornos condicionando e treinando estes animais desde pequenos a freqüentarem ambientes diferentes e também a conviverem como outras pessoas e animais”, explica Fernanda, lembrando que os cachorros devem usar sempre a placa de identificação com o número do registro animal. “Se o cão for bravo ou apresentar um comportamento hostil, recomendo ainda a instalação da focinheira. Este procedimento deve ser considerado ato de amor, pois preserva a saúde e segurança dos nossos melhores amigos”.

Se não quiser levar o cão a restaurante e clube de campo, o dono tem a opção de passear com ele em shoppings, tais como o Frei Caneca, localizado na cidade de São Paulo. Pode-se passear por todas as dependências, exceto a praça de alimentação e áreas fechadas, como cinema e teatro.

Mas, tantas novidades assim não parecem empolgar alguns donos de cães. O professor de dança David Gomes, por exemplo, mostra-se perdido e ainda pensa na possibilidade de levar o peludo a um lugar diferente. “Quando vamos ao pet shop comprar ração e um brinquedo novo, a Thita vai junto. Mas, ela não freqüenta restaurantes e shopping. Se algum dia ela pedir, nós vamos conversar e tomar uma decisão em família, como sempre fizemos”.

David, é bom você se apressar. Os empresários do segmento canino não param de ousar. Recentemente, eles inauguraram um motel especializado para cães, o Pet Love Motel, que surpreendeu conceituados veterinários e agradou os cachorros que sonhavam com uma noite de núpcias mais confortável.

Agora, é só esperar. Logo, logo teremos um planeta canino, uma piscina especialmente construída para os peludo e, é claro, uma casa na árvore para eles brincarem nas horas vagas. Quer apostar?

Clube de Cãompo: Rodovia Marechal Rondo, KM 94,5. Tel: (11) 9989-0518.
Pet Love Motel: Av. Ordem e Progresso. Tel: (11) 3618-3000
Shopping Frei Caneca: Rua Frei Caneca, 569. Tel: 3472-2000
Via Café: Rua Jacutinga, 365. Tel: (11) 5051-7551.


(*) Escritor, poeta e jornalista. Autor de diversos livros, entre eles “Como mimar seu cão” e “Transroca, o navio proibido”, que vai se adaptado para os cinemas. E-mail: contato@rodrigocapella.com.br

JÁ EXISTE.....

uma rádio online que conversa com o público canino. Anote o endereço: www.dogcatradio.com.br;

aparelho dentário para os peludos terem um sorriso perfeito e uma mordida pronta para devorar os ossinhos;

uma profissional, especializada em tomar conta dos cães. O nome dela? Baby Dog. Não deixe de consultar os anúncios;

táxi adaptado para transportar os orelhudos. Preço: aproximadamente R$ 1,50 por quilometro rodado.

mais pet shop do que farmácias, na cidade de São Paulo. Agora, você vai encontrar um veterinário perto de sua casa.
 
Rodrigo Capella
Enviado por Rodrigo Capella em 07/07/2006
Código do texto: T189612
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Rodrigo Capella
São Paulo - São Paulo - Brasil
106 textos (5892 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 22:41)
Rodrigo Capella