Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Amor

É pela possibilidade de aprimorarmos a nossa capacidade de amar que a vida a cada dia se faz.

Toda e qualquer experiência, quando nos voltamos para o amar, a despeito de que o enredo vivenciado ou apenas sonhado, não possua o tradicional “happy end”, é história única e profundamente enriquecedora, quer do ponto de vista de ampliarmos o nosso potencial de nos doarmos, quer de recebermos.

Costumo dizer que amar prescinde de quaisquer atitudes de entrega do outro. Creio ser esta a mais genuína forma de manifestação do amor. E por isto mesmo, a mais complexa. Penso que o amor corresponde a uma sensação de redenção e paz, pela união de essências que convergem em uníssono para a harmonia da sinfonia orquestrada pelo universo. Ainda assim, o amor sempre será composto de notas misteriosas aos ouvidos, sensibilidade e entendimento do homem.

Muitos de nós, quando amamos, findamos por centrarmo-nos em anseios e necessidades pessoais, esquecendo-nos do universo do outro que nos propusemos a também descobrir. Amar é conjugarmos o “nós” de forma natural, sem que isto ofusque o exercício das manifestações do eu de cada um.

O amor pleno acontece antes mesmo de haver encontro, posto que é manifestação de energias cósmicas que se anunciam no éter, ainda que jamais se avistem ou se presenciem pelos sentidos mais formais desenvolvidos pelo homem. É afinidade inexplicável que transcende as mais elaboradas definições.

É também eterna inquietação, porque pressupõe constante construção. E por assim ser, move-se na dinâmica própria da vida, criando novas dimensões ao que em nosso entorno, parece limite e finito.

Como dizia a atriz americana Helen Hayes, “A história de um amor pouco importa. O que vale é a capacidade de amar, provavelmente a única visão de eternidade que nos é permitida”.


Fernanda Guimarães

www.fernandaguimaraes.com.br
fernandaguimaraes@fernandaguimaraes.com.br
Fernanda Guimarães
Enviado por Fernanda Guimarães em 23/05/2005
Reeditado em 25/08/2008
Código do texto: T19043
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Fernanda Guimarães
Fortaleza - Ceará - Brasil
430 textos (64375 leituras)
9 áudios (1782 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 09/12/16 11:55)
Fernanda Guimarães