Outubro

Era ainda pequena, quando Vânia, minha irmã e muito jovem saiu do Rio de Janeiro. Fixou residência em Brasília. Posso lembrar e sentir o abraço apertado, que buscava manter viva a presença de uma na vida de outra. E depois o vazio. Algo insuportável, que me machucava e me fazia pedir a Deus que o tempo passasse logo e que pudéssemos estar juntas novamente.

São lembranças de minha infância, que me trazem uma certa amargura misturada com a alegria de saber que a distância não diminuiu nosso afeto, nossa partilha, nosso amor fraterno.

Ultimamente, todo mês de outubro, faço uma visita à Vânia, Paulo, minhas sobrinhas. E é tão bom, que quando retorno, sinto o antigo vazio a me castigar o coração. E só os dias vão suavizando esta sensação, com a certeza da presença de todos eles em minha vida, longe ou perto fisicamente, mas com um elo que nunca se acabará. Com eles sinto-me amparada, amada, segura. Parece-me que estou visitando a casa de meus pais, tal o acolhimento que encontro.

Este mês de outubro de 2009 teve um gostinho especial. Além do aniversário, Vânia lançou, junto com a amiga Vania Serra, um livro em que demonstram a delicadeza da amizade de ambas, que, tal como aconteceu comigo, a distância não conseguiu diminuir.

Não poderia descrever exatamente a alegria e o orgulho de vê-las trocando palavras que apresentavam uma à outra e ambas ao público presente. Vania Serra também é dessas pessoas que cativam por sua suavidade e simplicidade, e de quem me considero agora amiga também.

Elas não lançaram simplesmente um livro. Elas prepararam um espetáculo imperdível, uma demonstração de arte e beleza. O auditório da Livraria Cultura estava repleto e também fazia sua parte, no encantamento com que participavam deste evento.

Minha irmã convidou-me para ser 'mestre de cerimônia', papel que desempenhei com muita emoção. O Coral Alegria abrilhantou tudo, com músicas primorosamente escolhidas e executadas com a arte que só quem já o assistiu poderia entender. O poeta Gustavo Dourado declamou o Cordel, dedicado para a ocasião.

Após o evento, 'Vanias' autografaram os livros que os leitores, entusiasticamente lhe apresentavam, entre abraços, fotos e muita alegria.

Este ano saí de Brasília com o mesmo vazio e ao mesmo tempo plena. Havia uma mistura de saudade e alegria de ter participado deste momento de minha irmã. E com a certeza ainda maior que, para almas que se compreendem e amam, não existe distância.

Finalizo dizendo a vocês, minha família em Brasília, que os amo muito e que posso afirmar que a vida não seria igual sem vocês em meu coração.

Com todo amor e carinho,