Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O Sabiá-Laranjeira
 
Costumei-me a ouvir o seu alegre gorjeio, no alvorecer...
 
Dócil e vivaz, ele é o gracioso visitante do singelo jardim, diante da janela do meu quarto... Em meio a gramíneas, um belo jasmineiro, serve de pouso ao ditoso sabiá, que acaricia o meu despertar...
 
Na primavera é o primeiro e mavioso trinado que se percebe, antes mesmo de o rosicler da aurora colorir o horizonte... Sua musicalidade faz-se ouvir também no inverno, já no início da fria madrugada.
 
No aconchego do meu leito, delicio-me com a sonoridade, que vem lá de fora... - e acalentada com a ternura, reflito quão harmonioso é o expressar da natureza!
 
Diante destas dádivas, sinto meu coração impregnar-se de doces inspirações, transmutar-se em poesia e desenhar versos, que serão adornados pelo trinar melodioso do sabiá. E, do sublime consórcio, uma  magia se fará!
 
O nobre pássaro brasileiro, imortalizado por Gonçalves Dias, na “Canção do Exílio”, foi escolhido como a ave-símbolo do Brasil, em 03 de outubro de 2002, por decreto do Presidente Fernando Henrique Cardoso. Oficialmente, foi agregado aos demais símbolos nacionais – Bandeira, Hino, Brasão de Armas e o Selo.
 
Imprimindo profundos sentimentos por tão mimosa ave, preocupo-me em contribuir para a preservação da natureza - o cenário natural da Terra! Tomo a sério comportar-me ecologicamente. Assim, busco  denunciar qualquer tipo de agressão à biodiversidade, para garantir a proliferação da vida. 
 

"Preservar, risonho propósito para sublimar a criação divina!"  
© Daura Brasil
São Paulo, 2006


  Imagem: Sabiá - Laranjeira  -  Canto das Aves

Daura Brasil
Enviado por Daura Brasil em 13/07/2006
Reeditado em 06/03/2012
Código do texto: T193360
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, desde que seja dado crédito ao autor original (cite o nome do autor e o link para a obra original). Você não pode fazer uso comercial desta obra. Você não pode criar obras derivadas.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Daura Brasil
São Paulo - São Paulo - Brasil
164 textos (18560 leituras)
23 áudios (3330 audições)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 12:47)
Daura Brasil