Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

SABER V IVER EM PAZ

Atualmente, está cada vez mais difícil viver em PAZ...
Seria possível, se cada um fizesse a sua parte... Mas... como tá difícil isso...
Osculos e amplexos,
Marcial
                       
SABER VIVER EM PAZ
Marcial Salaverry

Está cada vez mais difícil a possibilidade de se “viver em paz”, tão apregoada desde que o mundo é mundo.  A paz é muito falada, mas pouco praticada.  Ultimamente então, vive-se em constante estado de beligerância. A nível mundial, nem pensar em paz se pode, porque até nos mais escondidos rincões do mundo se fala e se pratica o salutar esporte da guerra.
A nível doméstico, já se tornaram corriqueiras as notícias sobre violência de pais contra filhos, de filhos contra pais, e de todos contra todos, num autêntico festival de porradas.
No cotidiano da vida, precisamos viver em constante estado de alerta, devido assaltos, seqüestros, acidentes, atentados, revides, vinganças, represálias, enfim, tudo aquilo que todos estão cansados de saber, pois todos vivemos neste clima de medo e tensão.  É vida isso?
E pensar que há não muito tempo atrás a situação era bem diferente.  Tudo mudou. As pessoas, o mundo. O que teria havido? O progresso tecnológico parece que trouxe consigo uma série de efeitos colaterais, cujos efeitos são os mais daninhos possíveis..
Resta-nos ainda a lembrança  dos bons momentos que foram vividos e que ficam guardados para sempre em nossa lembrança, e ter sempre presente que devemos viver cada segundo intensamente, pois esse segundo é único, não  volta jamais, e poderá ser o último de nossa vida. E devemos procurar viver nossa vida da melhor maneira possível, principalmente sem desejar o mal a ninguém, e fazend bom uso de sua energia interior sempre que necessário.
Claro que deveremos estar preparados para eventuais contratempos, pois sempre surgem obstáculos e muitas vezes nos vemos sem saída, e com dificuldade para encontrar uma  solução para nossos problemas. Não podemos desanimar, por pior que esteja a coisa.
Para tudo existe uma solução, que nem sempre nos será favorável, mas temos que buscá-la, para não deixar pendências pelo caminho.
Devido à insegurança natural,  o maior e principal problema está em nós mesmos, em nossa dificuldade de encarar os fatos e lutar por aquilo que realmente desejamos, pelo receio de não conseguir atingir um objetivo, com a sempre pronta desculpa: Não sei se estou vivo amanhã.
Apesar desse espírito derrotista, temos que nos lembrar de que a vida é uma intensa luta e uma provocação constante, e a  devemos encarar com coragem e determinação para poder vencer e mostrar a nós mesmos que somos capazes de lutar e ser os melhores. Para isso, devemos sempre seguir a voz de nosso coração, sempre  sem medo de viver. Nunca esquecendo de que a razão precisa também ser ouvida.  Só o coração muitas vezes nos faz cometer imprudências.
Temos que ter auto confiança e segurança, aliadas a uma certa prudência para poder encarar a vida, toda ela feita de momentos, ora ruins, ora bons, ora tristes, ora alegres... vivendo o  presente, sem esquecer o  passado e pensando no futuro.
O passado foi vivido, e deixou muitas recordações... o futuro deve ser encarado com a natural  esperança de uma vida feliz. Mas e o presente?
Este é nosso grande presente, devemos vivê-lo ao máximo, para poder fazer desses momentos os melhores de nossa vida., sempre procurando tirar proveito de todas as aulas que temos nessa grande escola, que é a Escola da Vida.
Não devemos nos fastidiar com a rotina da vida. Apesar de parecer que tudo eternamente  é igual, basta observar com a devida atenção para ver que sempre existem pequenas mudanças, que são uma natural conseqüência de nossa vida.  O mesmo caminho todos os dias trilhado, apresenta sempre algo de novo.  Basta que saibamos observar e acompanhar, apreciando sempre as pequenas coisas que a vida nos oferece, aceitando as mudanças que o tempo provoca em nosso organismo.  Sabendo conviver com a vida, com o tempo, viveremos melhor.  Poderemos melhor desfrutar de suas benesses, e melhor contornar as dificuldades.
Não precisamos provar nada para ninguém. Apenas para nós mesmos . O importante é viver e procurar ser feliz, sem tentar prejudicar ninguém.
Simplesmente, VIVA E DEIXE VIVER. Ou seja algo que certos líderes mundiais precisam aprender, que devemos viver a nossa vida, deixando que cada qual viva a sua.  Não podemos ser os donos da verdade e do mundo, querendo que todos sigam nossos ditames.
E uma das melhores maneiras de viver bem a vida, é tendo UM LINDO DIA.

Marcial Salaverry
Enviado por Marcial Salaverry em 17/07/2006
Código do texto: T195747
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
Marcial Salaverry
Santos - São Paulo - Brasil, 77 anos
19866 textos (1963423 leituras)
3 áudios (855 audições)
6 e-livros (2134 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 10/12/16 11:02)
Marcial Salaverry