TEXTOS E BOLOS

Textos e bolos.

Os textos bem podem ser comparados com os bolos. Os ingredientes dos bolos geralmente são: farinha de trigo, açúcar, leite, fermento, ovos e manteiga. Estes ingredientes são de um bolo simples. Mas os bolos podem ser recheados, decorados. Para isso usam-se mais ingredientes.

Todo bolo precisa de farinha de trigo e todo texto escrito faz uso das palavras.Podemos escolher as farinhas usadas em um bolo: farinha de milho, de trigo, de aveia, de maisena, de araruta, de mandioca, de arroz e outras. As palavras também podem ser escolhidas: palavras amargas, palavras doces, palavras salgadas, palavras alegres, palavras tristes, palavras leves e pesadas, palavras ásperas e aveludadas, palavras macias e duras, palavras simples e palavras pomposas.

O tamanho do bolo também pode variar como o tamanho do texto.

Um bolo pode ser decorado com florzinhas, anjinhos, noivinhos, gramas bem verdes e outros efeitos de decoração.

Assim como os bolos os textos são decorados com figuras de estilos: metáforas, prosopopéias, metonímia muitas outras figuras de estilo.

Há bolos para cada ocasião na vida: bolo de aniversário, de casamento, de primeira comunhão.

Assim também há textos para discurso de aniversário, discurso para colação de grau,discursos políticos. Para cada um desses textos usamos determinadas palavras. O vocabulário político não é o mesmo que um usado numa festa de aniversário, ou festa de casamento ou de formatura.

Como o bolo pode agradar ou não; o texto também pode agradar ou não.

Enfim, os bolos e textos estão em muitos momentos felizes de nossa vida.