Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

               Heloísa Helena e Lula 

     As eleições começam a criar corpo e as disputas tendem cada vez mais intensificarem. Garotinho publicamente expressa a intenção de votar em Heloísa Helena. Esta declaração de voto por si só tende ajudar no crescimento dela nas pesquisas. É importante dizer que esta declaração de votos é simplesmente uma expressão do então cidadão e político Garotinho, sem acordos ou contra-partida, sendo assim, não implica em perca de votos da senadora pela declaração feita por ele. 

     Muitos podem dizer isto ou aquilo de Garotinho, falar de seus defeitos, de sua conduta ética, etc., porém o que não se pode negar ele ser um político de massas, e que, tem um grande número de seguidores que o apóiam incondicionalmente, o escutam e são seguidores de seus votos. 

     Se fizermos algumas analises veremos que Garotinho tem grande força política e prestigio. Foi governador, fez seu sucessor e agora o candidato apoiado por ele está na frente nas pesquisas no Rio de Janeiro. Na ultima sucessão presidencial ficou em terceiro lugar na contagem de votos, tudo isto o faz pensar que seu apoio a Heloisa Helena irá proporcionar a ela um aumento significativo de votos. 

     Acredito que a preocupação de Lula logo mudará de foco, não sendo mais Geraldo Alckmin, mas sim Heloisa, porque ela deverá levar a disputa ao segundo turno, tudo aquilo que o governo não deseja. 

     Por tudo que temos visto ao longo deste período, na verdade, o segundo turno para Lula é perder na certa, pois todos os votos dados aos outros candidatos reverterão contra ele, haja vista a grande rejeição ao seu governo pela oposição. 

     O governo atual encontra-se numa posição tão incomoda, num grande paradoxo nestas eleições; ao mesmo tempo em que ainda tem um grupo expressivo que o apóia, encontra sozinho por outro lado, os oposicionistas são contra a continuidade de seu governo. Não parece existir possibilidade alguma de apoio de possíveis derrotados no primeiro turno, pelo contrario, hoje seus adversários políticos são radicalmente contrario e dispostos a lutarem até o fim para derrotá-lo. 

     Por um outro lado, pelo tempo que tenho acompanhado a atuação da senadora Heloisa Helena no senado, podemos ver que, embora sendo uma senadora atuante, combativa, tem o respeito de grande parte de seus pares no senado e principalmente da oposição como os partidos PFL, PSDB e varias outras siglas partidárias. 

     Para Lula, caso chegue ao segundo turno ela será uma candidata que irá trazer muita dificuldade de ser embatida, já que não poderá ser questionada pelo seu passado, muito pelo contrario. A única alternativa de embate certamente seria sua falta de experiência administrativa, coisa que Lula também não teve antes de se tornar presidente. 

     Outra dificuldade ainda que Lula encontre é que ela certamente, terá o apoio de todos os que hoje são opositores do atual governo, pois se fará um pacto – acredito eu – em todo do nome dela para que Lula não se reeleja.
Ataíde Lemos
Enviado por Ataíde Lemos em 29/07/2006
Reeditado em 29/07/2006
Código do texto: T204614
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Livros à venda

Sobre o autor
Ataíde Lemos
Ouro Fino - Minas Gerais - Brasil, 51 anos
5266 textos (1219140 leituras)
5 e-livros (11756 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 12:16)
Ataíde Lemos

Site do Escritor