Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto
O PODER DO SORRISO



ANTONI BIGCUORE*


Você já se deu conta do poder do sorriso? Já teve a oportunidade de refletir sobre o poder do sorriso? Não? Então vem comigo nesta caminhada vamos refletir juntos.

Sorrir é um ato fácil e sem complicações. Está provado cientificamente em várias pesquisas, que o sorriso melhora nosso sistema imunológico, enfim ele traz uma gama de benefícios à nossa saúde.

Quanto tempo faz que você não dá “aquela gargalhada” de encher os olhos e de molhar o lenço? Que tal fazer isto uma vez por semana?, mesmo que tiver que se olhar no espelho e rir da própria cara? Sabe por que? Porque o sorriso traz os seguintes benefícios a seu corpo: melhora a circulação do sangue, melhora a respiração, libera uma gama de hormônios, melhora a pressão arterial (p.quem tem pressão alta é ótimo) e, até mesmo, a produção de enzimas digestivas. Ele tonifica a musculatura reto-abdominal.

Durante o riso, os músculos do corpo ficam tensos e depois relaxam, agindo como uma verdadeira massagem capaz de neutralizar e mandar pra longe o estresse da vida moderna.

O mais importante de tudo isto, o sorriso provoca a segregação, por parte do cérebro, do hormônio chamado “endorfina”, que funciona como um verdadeiro analgésico para o nosso organismo.
 
Dando-nos aquela sensação gostosa de relaxamento. Veja quando você faz natação, por exemplo, ou mesmo uma simples corrida. No final você sente aquela sensação salutar de um corpo saudável, relaxado. Pois bem, quem lhe dá esta sensação é a endorfina que seu cérebro liberou...

E não é só isto, o cérebro libera também o neurotransmissor mais importante que se chama, “serotonina”, responsável também pela sensação de bem estar e equilíbrio. Quando baixa seu nível no cérebro (isto acontece mormente quando a pessoa está estressada), ela entra em depressão.
 
A depressão nada mais é do que um problema de química cerebral. É considerada pela O.M.S. (Organização Mundial de Saúde)como doença. (leia mais detalhes em meu livro, A Saúde da Alma e do Corpo.)

O riso e o bom humor geram resultados fantásticos no tratamento da depressão e ansiedade em vista de que é capaz de equilibrar a produção de neurotransmissores, destacando-se as endorfinas e a serotonina. Melhora, inclusive, para quem tem dores reumáticas, a liberação das endorfinas.

A Bíblia, sabiamente, já nos diz no Livro do Eclesiástico, capítulo 30, versículos de 21 a 25, verbis: “Não se deixe dominar pela tristeza, nem se aflija com preocupações. Alegria do coração é vida para o homem, e a satisfação lhe prolonga a vida. Anime-se, console o coração e afaste a melancolia para longe. Pois a melancolia já arruinou muita gente, e não serve para nada. Inveja e ira encurtam os anos, e a preocupação faz envelhecer antes do tempo. Coração alegre favorece o bom apetite e faz sentir o gosto da comida.”
(cf.Bíblia Pastoral – Edições Paulinas – página n. 926)

Prezados leitores, face ao exposto, o que vocês acham? Vale a pena criar o hábito de sorrir? É apenas uma questão de mudança de hábito, de atitude mental. 

                                   *******

(*)autor é cantor,compositor e escritor em SP.sp. Acesse sua página na net - http://www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore(sp.sp. 27.04.2004, 10:42 hrs.)


ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 01/08/2006
Reeditado em 21/12/2010
Código do texto: T206619
Classificação de conteúdo: seguro

Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons. Você pode copiar, distribuir, exibir, executar, criar obras derivadas, fazer uso comercial da obra, desde que seja dado crédito ao autor original.
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 69 anos
2237 textos (778876 leituras)
87 áudios (44793 audições)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 03/12/16 17:53)
ANTONI BIGCUORE