Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

O PODER DO ELOGIO

                O PODER DO ELOGIO
                 Antoni BigCuore
        (SP.16.08.2005, 3ª.feira, às 10:16hrs.)
=======================================================
No mundo existem dois tipos de pessoas: as positivas e as negativas, otimistas ou pessimistas. Duas maneiras diferentes de encarar a vida e suas vicissitudes.
Para exemplificar é como a estória do copo pela metade. O positivo diz: o copo está quase cheio. O negativo diz: o copo está quase vazio.
Cinqüenta por cento de razão para cada lado. Mas por que não ser otimista? Não custa nada, pelo contrário uma atitude mental positiva só tende a beneficiar a pessoa que o sustenta, pois a mente libera os chamados hormônios positivos (endorfinas p. exemplo), refletindo positivamente em toda corrente sanguínea. A atitude negativa de retaguarda gera tensão na mente e nos músculos, fazendo o organismo liberar a chamada “carga aleostática” dos chamados hormônios negativos, tipo ACTH.
Como diz o psicólogo norte-americano, Daniel Goleman, em seu livro mentiras essenciais, verdades simples, A psicologia da Auto-Ilusão, “O ACTH aumenta a atenção e sensibiliza o sistema nervoso para a dor, ao passo que as endorfinas fazem justamente o contrário.”
Dentro do conjunto dos hormônios do ACTH, está a adrenalina e os chamados cortisóis, que são chamados os hormônios do estresse. Quando nosso corpo e mente, estão relaxados, o organismo libera as endorfinas que são hormônios positivos que neutralizam o efeito da dor. As endorfinas, portanto, são opostas ao acth.
Porque estou dizendo tudo isto? Quando você elogia uma pessoa estará gerando uma energia positiva que passa para o “outro” e imediatamente esta energia é devolvida para você mesmo. Você não só estará aumentando a auto-estima daquela pessoa quanto à sua própria. É a inquestionável Lei do Retorno. Seu corpo vai relaxar motivado pelo sorriso que você vai provocar.
Prezado leitor, faça a experiência. Quando você chegar ao seu local de trabalho, observe bem a quem elogiar. Observe a blusa azul nova  da secretária, dizendo-lhe: “Muita linda a sua blusa Maria”, onde comprou? Ou ainda, Maria como os seus cabelos estão lindos! “Bela gravata chefe, é de seda  italiana? “Bonita camisa Fernandinho”. Ou mesmo dentro da igreja, participando da missa, você constatou que o grupo de canto esteve imperdível, chegue ate eles, no final, e lhes diga: parabéns jovens, o canto estava ótimo! Ou mesmo a homilia do celebrante: “Padre a sua homilia estava fantástica; me tocou profundamente!”. Crie o hábito de elogiar, mas que ele seja sempre sincero, caso contrário, o tiro sairá pela culatra.
O Mestre dos Mestres, Jesus, já diz em seu Evangelho: o que quiseres que os homens lhes façam, fazei vós a eles. Tudo que provêem de Deus é positivo. Todo Evangelho é composto de sábios ensinamentos; ensinamentos estes que visam sempre à promoção do ser humano de maneira integral. Devemos sempre que possível externar os nossos sentimentos. Eles fazem bem à alma e ao coração. Cante, dance, sorria. O mundo precisa de atitudes positivas; atitudes construtivas. Precisamos resgatar os bons exemplos! Agindo, assim, estaremos reconstruindo o NOVO MUNDO; o mundo do amor, da solidariedade e da felicidade também.
===========================================================
Antoni BigCuore. Autor é Escritor e cantor em S.Paulo. Seu livro mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos pelos e.mails: antonibigcuore@yahoo.com.br e antoni_bigcuore@hotmail.com (All Rights Reserved)
=======================================================
ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 02/08/2006
Código do texto: T207497
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 69 anos
2237 textos (779297 leituras)
87 áudios (44851 audições)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 18:05)
ANTONI BIGCUORE