Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

Meio Ambiente

No Dia Mundial do Meio Ambiente, fico cismando se não deveríamos pensar em Ambiente Inteiro. Sim, nada de meio. O que desejamos é um Ambiente integral, pleno em sua natureza e preservado em sua totalidade.

            Pensar no Meio Ambiente como nosso lar, local onde temos nossa morada, ainda que passageira, é buscar uma identificação com o espaço que nos cerca e acolhe nosso cotidiano. Não posso deixar de me perguntar se conseguimos perceber, com profundidade, a importância de tratarmos bem este cenário onde se desenrola nossa história, a história da humanidade. Reservas naturais, água, matas, o ar que respiramos! Nossa alimentação! Tudo nos vem do Meio Ambiente.

            Estaremos realmente cientes da seriedade que exige um assunto de tal ordem? Tantas outras questões de somenos ganham nossa atenção, e justamente um assunto tão vital, parece que deixamos de lado como se fosse possível ignorar.

            Ao avaliar o modo como andamos tratando nosso planeta, como temos lidado com os elementos que garantem nossa sobrevivência, fico receosa dos resultados que teremos daqui a algum tempo. A maneira displicente como se desperdiça o que nos é dado gratuitamente; a não valorização das reservas que nele se encontram, apontam para um futuro problemático e desastroso.

            É aflitiva a sensação que se tem ao acompanhar desmatamentos, poluição, desrespeito com a fauna nativa, irresponsabilidade ao se permitir queimadas aleatórias, enfim, todo tipo de desrespeito ao nosso Lar.

            Há que se levar em conta a preciosidade que nos foi dada por nossa mãe Terra. E há que se responsabilizar pela dádiva recebida, se não por nós mesmos, pelas gerações futuras, que correm o risco de receberem um planeta devastado.

            Penso ser o momento propício para uma conscientização, decisão firme e determinada de preservar o que apenas existe para nos servir e embelezar nossa existência. Que cada um dê conta do pequeno espaço que ocupa e reconheça os benefícios que recebe; valorize e colabore para a sua conservação. Já é um passo importante, pois estará zelando por uma fatia do Planeta e colaborando para sua sobrevivência.

            Dia Mundial do Ambiente. Inteiro, não meio, pois é o ambiente que abriga toda a humanidade.

            Proponho comemorar seu aniversário com um “bolo” de idéias amorosas e pragmáticas. Organizando uma festa onde o tema é: Natureza,  os enfeites a beleza que lhe é própria. Os convidados: a humanidade e o presente: um futuro saudável para nosso querido Planeta Terra (ambiente integral).
            E claro, ao cantarmos parabéns, que haja muito aplauso!

 

 

 

 

Priscila de Loureiro Coelho

Consultora de Desenvolvimento de Pessoas
Priscila de Loureiro Coelho
Enviado por Priscila de Loureiro Coelho em 01/06/2005
Código do texto: T21267
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre a autora
Priscila de Loureiro Coelho
Jacareí - São Paulo - Brasil, 65 anos
1286 textos (215195 leituras)
1 e-livros (148 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 06/12/16 10:41)
Priscila de Loureiro Coelho