Capa
Cadastro
Textos
Áudios
Autores
Mural
Escrivaninha
Ajuda
Textos
Texto

EGO PAI

                        EGO PAI
                  Antoni BigCuore
          (SP., 15.06.2004, 3ª.feira, 14:32hrs.)
=======================================================

Em meu artigo do dia 09 de junho próximo passado, falávamos da teoria do estado do ego, do Dr.Eric Berne, médico e psicólogo canadense, explicitado em seu livro, A Teoria da Análise Transacional.
Falamos do estado do ego criança e, hoje, vamos tecer alguns comentários sobre o “estado do ego pai”.
Quando uma pessoa pensa, sente e age como seu pai fazia, podemos dizer que ela está em seu estado de ego pai. A criança normalmente assimila o que ela vê e sente dos adultos. No caso, ela vai crescendo sofrendo todas as influências do meio ambiente mas, sobretudo, de seus pais (mãe e pai especificamente). Inconscientemente ela assimila gestos, tom de voz, idéias, preconceitos, modo de agir de seus pais. Sobretudo os preconceitos são marcantes do “estado do ego pai”. O ego da criança INTERNALIZA todos os preconceitos vindo de seus pais.
Observe neste diálogo: _____Joãozinho vai para cama, está na hora de você dormir, amanha você tem que levantar cedo.
_____Moleque desobediente, não vê que sua mãe o está chamando?
_____Eu bem que o avisei para não se meter com “aquela fulana”, você desobedeceu, e viu no que deu. Seu pai o aconselhou, mas você não me ouviu...
_____Cuidado, meu filho, isto é muito perigoso! Mantenha-se à distância...
É característica do estado do ego pai, dar conselhos a seus filhos, bem como no relacionamento com demais pessoas, sobretudo no trabalho isto também ocorre. A noção do perigo, também, se constituiu numa característica do “ego pai”.
Diríamos que o estado do “ego pai” se constitui naquele famoso “breque” que tem de haver na vida dos filhos. (diríamos hoje a imposição dos limites). Mormente nos dias de hoje, em que a educação está passando por séria crise, o trabalho dos pais e professores também tem grande relevância na educação da juventude, pautado pelo estado do “ego pai”.
A virtude da prudência, a noção do perigo, se constituem em atributos específicos do ego pai, tão necessários ao desenvolvimento da personalidade da criança.
Observe meu caro leitor, em seu dia a dia, como se processa a comunicação interpessoal e analise, sem preconceitos, onde situar o seu estado do ego. É lógico que a mudança de estado do ego, é muito sutil, muito flexível. Não existe uma fronteira rígida. O deslocamento de um estado para o outro se faz de uma maneira muito simples e muito imprevisível também.
O diálogo pode começar com o estado do ego pai, passar pelo ego adulto e finalizar com o estado do ego criança. Basta observar.
===========================================================
Antoni Big.Cuore. O autor é cantor e Escritor em SP. Sua obra mais recente, A Saúde da Alma e do Corpo. Contatos com o autor  ou  e.mail antonibigcuore@yahoo.com.br. Conheça mais os seus textos no saite LINK: www.recantodasletras.com.br/autores/antonibigcuore
===========================================================


ANTONI BIGCUORE
Enviado por ANTONI BIGCUORE em 10/08/2006
Código do texto: T213100
Classificação de conteúdo: seguro
Enviar por e-mail
Denunciar

Comentários

Sobre o autor
ANTONI BIGCUORE
São Paulo - São Paulo - Brasil, 69 anos
2237 textos (779174 leituras)
87 áudios (44829 audições)
1 e-livros (150 leituras)
(estatísticas atualizadas diariamente - última atualização em 05/12/16 23:11)
ANTONI BIGCUORE